Neocatecumenato

Heresias do Neo-catecumenato
PERGUNTA
Nome:
Lila
Enviada em:
Local:
Brasília - DF, Brasil

Queridos amigos, gostaria de saber a respeito de "neo catecomenato", vc têm alguma literatura p/ indicar? É importante e ñ sei mais onde procurar. Por favor respondam esta mensagem.
Obrigada,
Lila.
RESPOSTA

Prezada Lila, salve Maria.

Sobre o chamado Neo catecumenato, há um livro importante do Padre Enrico Zoffoli intitulado "As heresias do Movimento neo catecumenal" que é bem interessante. Esse livro pode ser adquirido na casa do autor: Piazza San Giovanni in Laterano 14, 0000184, Roma.

O autor teve acesso às gravações das reuniões feitas pelos dois principais dirigentes desse movimento, Kiko e Cramen, para orientar os catequistas do Neo Catecumenato de Madrid, em fevereiro de 1972.

Esse movimento, em que pese os apoios que tem recebido por parte de certos setores do clero, apresenta um grande número de erros bem graves contra a fé.

Enumero algumas das heresias ensinadas nesse movimento, segundo conta o Padre Zoffolli:

1- Cristo não realizou nenhuma redenção.
2 - O homem não pode evitar cometer pecados.
3 - Jesus não deu satisfação a Deus pelos pecados dos homens.
4 - Jesus não se sacrificou por nós ao morrer na Cruz.
5 - A Igreja não é uma sociedade hierárquica, mas uma sociedade carismática.
6 - Não é pelo sacramento da Ordem que alguém fica sacerdote. Para isso, basta o Batismo.
7 - Na missa não se realiza nenhum sacrifício.
8 - Se a assembléia não faz a proclamação, não há eucaristia.
9 - A Transubstanciação não é dogma de fé.
10 - Cristo não está realmente presente na eucaristia, porque a chamada transubstanciacão não é prodígio.
11 - A penitência se dá no batismo apenas.
12 - A absolvição não é importante, pois a confissão é pública e comunitária
13 - No final todos os homens serão salvos.
14 - Para alguém se salvar não é preciso pertencer à Igreja Católica, basta ser do rebanho de Cristo.
15 - O Vaticano II é o único Concílio válido para a Igreja, hoje.
16 - A Bíblia se interpreta por si mesma, através dos texto paralelos.

Como você pode constatar, essas heresias destroem totalmente a fé católica.
Por isso o Movimento Neo catecumenal não pode ser tido como ortodoxo.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli.