História

Bibliografia sobre a revolução de 64
PERGUNTA
Nome:
João Lício
Enviada em:
Local:
SP, Brasil
Religião:
Católica

Boa tarde!

Vi um anúncio no vosso site sobre um congresso da Montfort em Minas Gerais. E uma das aulas me chamou muito a atenção, que é sobre as mentiras sobre a revolução de 64. Vocês poderiam disponibilizar essa aula e/ou material escrito sobre ela?

Estou fazendo um trabalho de faculdade sobre isso. Também acredito que há um exagero sobre essa revolução. Meus pais moravam na roça naquele tempo, no estado de SP, e não participaram de nada disso, nem ninguém da minha família.
Perguntei a várias pessoas conhecidas que eram jovens nessa época e estou concluindo que essa tal revolução foi algo saído de dentro das universidades de SP e RJ, notadamente cheias de ideias comunistas e quem participou de tais revoluções eram os pseudointelectuais que eram minoria e estudantes de classe média alta. Quando aprendi na escola sobre essa revolução, parecia que foi um movimento nacional, mas hoje vejo que foi algo quase pontual, muito semelhante às manifestações de blackblocks e similares que ocorreram há um tempo contra o governo.
Quem tinha que trabalhar, quem era de bem, católico e temente a Deus, nem passou perto dessa "revolução" de 64. Os famosos e anônimos exilados, presos e torturados, na verdade, queriam implantar uma república comunista aqui no Brasil e queriam ser mártires desse ideal. Por isso, vários jovens e artistas ligados à esquerda levaram essa causa adiante, mas sem sucesso. Eram pessoas de índole liberal e libertina, que tinham como deuses indivíduos piores que os militares da época, como por exemplo Mao, Che, Fidel, Lenin, Marx, etc.
Queria mais subsídios para esse tema, por favor, coloquem no site.
Muito agradecido.

RESPOSTA

Prezado João Lício, Salve Maria.

As aulas não foram gravadas e não tenho material escrito, infelizmente. Tenho um esquema da aula, mas acredito que não seria útil sem explicação verbal.

Nossa tese é que a revolução de 64 foi, na realidade, socialista e não anti-comunista. Pretendo escrever sobre isto ou gravar uma aula.

Há uma pequena resposta a um consulente escrita pelo prof. Orlando que trata deste tema: Regime militar e comunismo

A bibliografia segue abaixo:

  • CENTENO, Ayrton. Os vencedores, São Paulo: Geração, 2014 FROTA, Sylvio. Ideais Traídos, Rio de janeiro: Jorge Zahar editor, 2006.
  • GASPARI, Elio. Coleção: Ditadura Envergonha, Escancarada, Derrotada e Encurralada, São Paulo: Companhia das Letras, 2002-2004.
  • GOMES, Jorge Ferreira e Angela. 1964, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.
  • VILLA, Marco Antonio. Ditadura à Brasileira, SãoPaulo: Leya, 2014
  • CHAGAS, Carlos. Os golpes dentro do golpe – 1964/69. editora Record

Atenciosamente,

Marcelo Andrade