História

Bibliografia sobre a história de Portugal
PERGUNTA
Nome:
Luís Fernando
Enviada em:
Local:
Natal - RN, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior em andamento
Profissão:
Professor

Amigos da Montfort, percebi desde muito que vocês tem muito apreço pela querida e pequenina nação de Portugal. Eu tenho muita curiosidade de saber mais daquele país, mas por enquanto só conheço o livro do Oliveira Marques - História de Portugal (sei que a análise do autor é de cunho marxista, mas ele não fica pregando sua ideologia no livro).
Vocês poderiam me indicar outros livros que pudessem complementar minha leitura?
Grato desde já!
RESPOSTA

Luís Fernando, Salve Maria.
     Como a história de Portugal tem uma unidade impressionante, para se entender bem as navegações e o Império, sugiro o seguinte roteiro de estudos:
1) Um pouco sobre o Império Romano e sobre a viagem de Santiago, apóstolo à Hispânia. É fácil encontrar material sobre isto.
2) Invasões bárbaras e o reino visigodo. Aqui recomendo este livro de leitura leve: “La aventura de los godos” – Juan Antonio Cebrián, Ed. La esfera de los libros. Conheça também a vida de S. Isidoro de Sevilha.
3) Reconquista. Aqui vale a pena estudar mais, pois nesta época é que nasceram Portugal e Espanha, além de ser uma história fantástica.
     3.1 “A History of Medieval Spain” – Joseph Callaghan. Ed. Cornell Paperbacks.
     3.2 Livros de José Javier Esparza.
     3.3 Vale a pena ler alguma coisa das “crônicas” que são escritos medievais e fonte de boa parte da história medieval da península ibérica, só que é uma leitura mais “chata”. A do Imperador Afonso, está aqui: http://libro.uca.edu/lipskey/chronicle.htm. Há um livro que reúne alguma parte delas:”The World of El Cid” Ed. Manchester.
     3.4 Entenda bem sobre a cavalaria, pois ela foi importante para os descobrimentos, aqui: http://www.montfort.org.br/old/index.php?secao=cadernos&subsecao=religiao&artigo=cavalaria&lang=bra
     3.5 Sobre a sociedade medieval há material no site da Montfort.
     3.6 Portugal Medieval. Carlos Nogueira (organizador)
4) Navegação portuguesa e descobrimentos.
     4.1 Há um clássico que é “Império Marítimo Português” de Charles Boxer – Ed. Companhia das Letras. Como o autor é inglês e é crítico, o livro é bem interessante. Muitos autores modernos citam-no. Aliás, vale a pena ler todos os livros dele.
     4.2 "O século dos descobrimentos”, vários autores. Ed. Anhembi, encontra-se em sebos.
     4.3 “Nova história da expansão portuguesa” - XII volumes, vários autores sob direção de Joel Serrão e de Oliveira Marques. Coleção riquíssima em dados.
     4.4 "Conquista e Exploração dos novos mundos (século XVI)", Pierre Chaunu, Livraria Pioneira Editora e Edusp. Livro muito bem documentado.
     4.5 "História de Portugal". José Tengarrinha (organizador)
     4.6 Há farto material aqui sobre tudo de Portugal: http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes.html

Se quiser livros sobre temas mais específicos sobre Portugal é só perguntar.

Marcelo Andrade