História

Catequese com os índios na colonização
PERGUNTA
Nome:
Carlos Henrique
Enviada em:
Local:
Fortaleza - CE, Brasil
Religião:
Católica

Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo.

Salve Maria.

Caro professor, Horlando,

Primeiro, quero parabenizar o senhor e todos os colaboradores da Montfort, pelo exelente trabalho que todos vocês têm feito em defesa da Nossa Santa Madre Igreja Católica.
Minha primeira dúvida refere-se ao posicionamento da Igreja em relação à colonização da América pelos Espanhóis (o modo como eles trataram os nativos).

Muito obrigado, a Montfort tem me ajudado bastante.
Que por intermédio da Vírgen sempre pura Deus te ilumine nos conbates contra os inimigos da Igreja.

Carlos Henrique.
RESPOSTA

Data 29.12.2008

Muito prezado Carlos Henrique,

Salve Maria.

     Muito obrigado por suas palavras e por sua confiança.

     Os portugueses e espanhóis vieram à América, em primeiro lugar para difundir a Fé.

     Por isso, nas velas das Caravelas estava marcada a cruz de Cristo e não um cifrão. Recomendo-lhe que leia meu trabalho intitulado Vocação do Brasil que trata desse problema.

     Os missionários como Nóbrega e Anchieta deixaram o conforto da Europa para virem catequizar os índios.

     Os selvagens fora catequizados e inseridos na Civilização cristã mesclando-se com os portugueses. O que se diz contra a catequese são calúnias vis.

     Basta lembrar que Ancheta fez uma gramática da língua tupi e que em São Paulo até o século XVIII a língua tupi era a mais corrente. Basta conhecer as canções que os missionários ensinaram os índios a fazer e a arquitetura das Missões par ver a que nível cultural os índios foram elevados então. Compare-se isso com o estado lástimável que os indios são mantidos hoje no Brasil... Bebida e luxúria os leva à morte precoce e ao suicídio. O índios não são mais catequizados. Deixam-nos na barbárie e que se contagiem com os vícios dos "civilizados”. Saudades das Missões.