História

Papa Pio IX e Maçonaria
PERGUNTA
Nome:
Othon S. Campos
Enviada em:
Local:
Fortaleza - CE, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior em andamento
Profissão:
Estudante

Caros amigos da Montfort,

Existiu alguma relação entre o Papa Pio IX e a Maçonaria? Encontrei uma triste citação atribuída a ele, que diz: "Todo o mundo diz que eu não sou maçom, menos eu".

Até mesmo encontrei uma biografia deste Papa num site maçom, dizendo que ele foi expulso da sociedade em 27 de março de 1873. (http://freemasonry.bcy.ca/biography/pius_ix/pius_ix.html)

Sabe-se que ele foi beatificado pelo Papa João Paulo II, no ano de 2000. Até seu corpo permaneceu incorrupto. Mesmo com a simplificação do Processo de Canonização, poderia o antecessor de Bento XVI ter elevado um maçom às honras dos altares?

Othon
RESPOSTA

Muito prezado Othon,
salve Maria!

     Pio IX foi um dos maiores Papas da História e muito provavelmente um grande santo. Digo assim porque ele ainda não foi canonizado, coisa que um dia certamente acontecerá. Ele foi o Papa do Syllabus; o Papa que proclamou o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora; o Papa que proclamou o dogma da infalibilidade papal.
     Pouco santos na Igreja fizeram tanto bem.
     Entretanto, é verdade que no começo de seu pontificado, ele agiu de modo muito liberal, e foi aclamado pela propaganda maçônica, porque ele favoreceu os partidos e as idéias revolucionárias. A revolução de 1848 lhe abriu os olhos, e Pio IX passou a atacar como nunguém a revolução, o liberalismo e as idéias da maçonaria.
     Você poderá encontrar, no site Montfort, através da pesquisa google, outras informações sobre Pio IX e a maçonaria. Aproveito o ensejo para lhe desejar um ano de 2006 cheio de graças.