História

Nazi-fascismo e a Igreja
PERGUNTA
Nome:
Jardeson
Enviada em:
13/10/2005
Local:
Belém - PA,
Religião:
Católica
Idade:
23 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
Estudante

CARISSIMO PROF. FEDELI, SALVE MARIA NOSSA MAE!
MINHA INTENÇAO É SER AJUDADO POR VOCE DENTRO DA HISTORIA. NO CURSINHO PRE-VETIBULAR RECEBI A SEGUINTE INFORMAÇAO: QUE O PAPA PIO XII FEZ UM CONTRATO COM MUSSOLINI PARA PODER TER O VATICANO COMO ESTADO ABSOLUTO DA IGREJA E QUE ISSO SE DEU ATRAVES DO TRATADO DE LATRAO ONDE O PAPA DEU UMA BENÇAO A ESSE MUSSOLINI E ESSA BENÇAO SE ESTENDEU ATE HITLER. ESSE É O INICIO DO NAZI-FACISMO. NOS DEU O LIVRO “ PIO XII, PAPA DE HITLER” E O FILME ‘ A QUEDA” COMO BASE PARA NOSSO ESTUDO E CITOU AS REVISTAS BRASILEIRAS “VEJA”, “ISTO É” COM SUPORTE PARA SUA TESE, TENDO-AS COMO VERDADEIRAS. É SEGURO ESSAS BASES PROFESSOR, O QUE PODES ME DIZER? ELE CITOU O PAPA BENTO XVI COMO UM DOS QUE DAO SEGUIMENTO A ESSE ACORDO, DANDO ENFASE AO FATO DE O PAPA TER SIDO SOUDADO NAZISTA. FALE UM POUCO DESSE FATO.
DESDE JÁ LHE AGRADEÇO MUITO POR TODA INFORMAÇAO QUE PUDERES DAR-ME.
ME PERDOE POR TER URGENCIA PELA RESPOSTA!
QUE NOSSA SANTISSIMA MAE SEMPRE LHE PROTEJA E ILUMINE!! E SAUVE MARIA!!
RESPOSTA

Muito prezado Jardes,
salve Maria
 
    O Tratado de Latrão foi feito por Pio XI -- não por Pio XII -- com Mussolini, pondo fim á questão romana em 1929. Pio XII se tornou Papa somente em 1939, dez anos depois de ter sido assinado o Tratado de Latrão.
    Desde 1870, os italianos haviam se apossado de Roma, que era do papa. Por isso, os Papas se declararam prisioneiros no Vaticano. Com o Tratdo de Latrão, a Itália reconheu o Vaticano como estado soberano, e o papa concedeu à Itália as terras que haviam sido da igreja desde o tempo de Carlos Magno, e que formavam os Estados Pontifícios, ocupando todo o centro da península italiana.
    Pio XI jamais aprovou Hitler.
    Em abril de 1937, Pio XI lançou a encíclica Mit brenneder Sorge, condenando o totalitarismo nacionalista e racista da Alemanha.
    Em abril de 1938, Pio XI lançou uma nova condenação de todo racismo.
    Quando em 1938 Hitler visitou Roma, Pio XI se retirou da cidade e fechou o Vaticano e os Museus para que Hitler não pusesse os pés lá dentro, e mandou hastear a bandeira a meio pau, em sinal de luto, como protesto pela presença de Hitler em Roma a convite de Mussolini.
    Bento XVI, foi convocado -- como todo jovem alemão -- para fazer o serviço militar no final da segunda guerra mundial, quando a Alemanha estava já no fim. Ele só recebeu a farda -- se não seria morto -- e logo depois, quando a resistência da Alemanha se desintegrou e o exército se desfez, o jovem Ratzinger fugiu para casa.
    Dizer que ele foi nazista é um absurdo
    E saiba que um professor que manda estudar História do Mundo através de revistas é muito mau professor.
 
In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli