História

Maçonaria e Templários
PERGUNTA
Nome:
Luiz
Enviada em:
Local:
Toledo - PR,
Religião:
Católica
Idade:
20 anos
Escolaridade:
Superior em andamento
Profissão:
Estudante

Salve Maria!

Prezado Sr.,

Gostaria de mais informações a cerca do tema, pois certas vezes me deparo com livros e outras posições de pessoas que dizem que os templários e a maçonaria se confundiam... Fico extremamente irritado, pois sei que os templários faziam parte da Igreja, e de forma alguma teriam influencia ou contatos com tal seita... Por isso, gostaria de obter mais informações a cerca do tema!

In corde Jesu et Maria,

Luiz Ramos
RESPOSTA

Muito prezado Luiz Henrique,
Salve Maria!

    Esse tema dos Templários é bastante complexo. Acaba de ser reeditado, na França, um livro muito documentado, -- e que estou lendo - sobre esse problema. O livro se chama Les Templiers - une Chevalerie Chrétienne au Moyen Âge, (Seuil, Paris, 2005). Seu autor é Alain Demurger.
    Logo que o tiver lido, tratarei dele em trabalho, no site Montfort.
    Os Templários foram perseguidos pelo Rei Felipe IV, o Belo.
    O processo foi iníquo. Aproveitando-se de erros doutrinários e escândalos que realmente haviam se infiltrado na Ordem, o Rei Felipe o Belo, pressionou o Papa Clemente V, a que fechasse a Ordem.
    No processo, houve muitos abusos, e, até hoje, não se conhece o quanto, de fato, havia de heresias e escândalos na Ordem do Templo, e qual foi a real extensão do mal lá praticado, às ocultas.
    Pena foi que o papa Clemente V -- dominado pelo rei francês -- tivesse fechado a Ordem, em vez de apenas reformá-la, eliminando os erros e abusos existentes.
    Dessa injustiça do Papa Clemente V, aproveitaram-se certas seitas secretas para se dizerem descendentes dos Templários.
E nisso há muito de fábula e de astúcia .