História

Julgamento de Santa Joana D' Arc
PERGUNTA
Nome:
ANDREZA
Enviada em:
Local:
Jaboatão dos Guararapes - PE,
Religião:
Espírita
Idade:
27 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
operador de telemarketing

Antes que eu faça meu breve comentario a respeito de uma resposta, deixo claro q respeito todas as religiões mas prefiro crêr so em Deus e seu filho jesus. Mas li uma resposta do sr.Fabiano Armellim, que aqui descrevo: (A Inquisição só julgava hereges. Caso você não saiba (não deve saber), hereges são aqueles cristãos que modificam ou negam os ensinamentos de Cristo e a doutrina da Igreja, ferindo assim a ortodoxia. Ário, Martinho Lutero, Calvino são exemplos de hereges famosos. Portanto, a Inquisição não tratava da "crença dos outros", mas apenas defendia sua própria Fé contra ataques internos.) Sr. Fabiano Armellim, conheço a história de Joana Darc,e vc diz em resposta q a igreja catolica julgava hereges, q eu saiba ela n era herege, mas um bispo de sua igreja no século, à julgou e nomeou-a como adoradora do diabo, e no entanto ela só dizia ver e ouvir jesus, como os sacerdotes de sua igreja n conseguiram fazer com que ela desmentisse sua suposta loucura, eles a jugaram como herege e bruxa, naquele seculo na frança, ela participou de uma guerra entre os ingleses e franceses, como venceu a suposta guerra, os franceses a capturaram, um rei ingles comprou um de seus sacerdotes fazendo-o com q ele a jugasse como tal foi dito acima, escomungando-a, e colocando na fogueira, então te digo, seus sacerdotes e com o poder da sua igreja, n matou só herejes, como diz na resposta a Wagner junior, ela tb matou mts inocentes achando serem filhos do diabo, e hoje ela é tida como santa após seculos, e a nomearam como santa barbara, q n era seu nome,(seu nome era joana e uma linda camponesa). Obrigada!
RESPOSTA

Cara Andreza, salve Maria!

Gostaria de saber em que gibi ou em que filme de Hollywood você "estudou" a vida de Santa Joana D"arc?

Sim, porque você faz tanta confusão em suas afirmações que até imaginamos que as supra citadas sejam suas "fontes" de pesquisa histórica.

Só o fato da Igreja ter canonizado Santa Joana D"arc já demonstra que ela não pode ter sido condenada pela Igreja, dado o rigoroso processo de  canonização que a Igreja aplica. Ademais, a ação de um bispo ou mesmo de um grupo de bispos não constitui a posição oficial da Igreja.

Vamos relatar brevemente a vida de Santa Joana D"arc, não com base em gibis ou em produções holywoodianas, mas baseados na Enciclopédia Católica:

Santa Joana D"arc nasceu em Domremy em 1412, era uma camponesa simples e uma católica fervorosa. Aos 13 anos começou a ter visões de São Miguel Arcanjo, Santa Catarina e Santa Margarete. Em 1429 ela foi ao encontro do Delfim Carlos VII, herdeiro do trono da França, onde anunciou que ela fora enviada por Deus para libertar a França do jugo Inglês.

"Ainda, antes que Joana pudesse ser empregada nas operações militares ela foi enviada a Poitiers para ser examinada por um grande comite formado por bispos esclarecidos e doutores. O exame foi de caráter exploratório e formal...Os teólogos não encontraram nada de herético no que ela afirmava ser as instruções sobrenaturais de Deus" http://www.newadvent.org/cathen/08409c.htm

Ela, à frente do exército francês conquistou Orleáns e boa parte do território francês, mas foi traida por Charles VII. Joana caiu cativa dos borguinhões em 1430 e foi entregue aos Ingleses. Charles VII nada fez para libertá-la.

O bispo que montou a farsa de seu processo foi Pierre de Cauchon (cauchon em francês significa porco) bispo de Beauvais, um homem inescrupuloso partidário dos Borguinhões.  Seu julgamento foi uma farsa montada para sua execução, que já tinha sido acertada com antecedência. Por fim ela foi morta na fogueira em 30 de maio de 1431.

Seu processo foi considerado inválido pouco depois pela Igreja, e. após um longo processo de canonização que iniciou em 1869, ela foi elevada aos altares católicos em 1920, através do papa Bento XV.

Santa Joana D"Arc, rogai por nós.

Paulo Sérgio R. Pedrosa