História

Perseguição aos cristãos
PERGUNTA
Nome:
Guilherme
Enviada em:
Local:
Brasília - DF,
Religião:
Católica

Prezado Professor, O seu site é magnifico! Parabens e continue com toda a força. Leio os assuntos de seu site e gostaria de fazer algumas perguntas e sugestões:

1) Lendo seu site vi uma pergunta que gostaria que o senhor me respondesse. "Qual a causa da perseguição aos Cristãos, em Roma, se em Roma havia o Panteão, Templo de todos os deuses? Por que apenas não coube Cristo no Panteão?"

2) Há algum tempo atrás eu tinha esbarrado na história de algumas carmelitas que tinham sido "guilhotinadas" pela Revolução francesa. Eu fiquei muito interessado em ler a história mas não encontrei em lugar nenhum. Por acaso o site menciona o nome da peça teatral que foi sobre este assunto. Pergunta: o senhor teria uma fotocópia para que eu possa ler? Pagaria o valor das cópias. Ou se o sr. poder me informar aonde encontrar tal livro ficaria grato.

3) Gostaria de receber indicações de bons livros que falam da Virgem Maria. Sugestão: o sr. poderia abrir uma livraria na Montfort que vendesse esses livros, pois além de fornecer boas informações estariamos também colaborando com a Montfort.

Agradeço a sede de aprendizagem e amor, não zelo humano, mas amor por nossa religião e gostaria de ver em seu site uma ala com os nomes e sugestões desses bons livros. Obrigado. Totus Maria!

RESPOSTA

Muito prezado Guilherme, salve Maria!

Muito lhe agradeço suas palavras elogiosas ao site Montfort. Reze a Nossa Senhora que nos obtenha de seu Divino Filho as graças de que temos necessidade para bem serví-LO. Achei muito boa a sua sugestão de se fazer uma secção, no site Montfort, anunciando, e, se possível, vendendo livros recomendáveis. Vou passar a sua sugestão a meu webmaster, por que de computadores nada entendo. Para mim, tudo neles é misterioso e incompreensível. Mal sei digitar meu teclado, no qual meus dedos ciscam as letras. E cometem tantos erros.

Vejo que você é de Brasília, onde irei dia 14 de dezembro próximo dar uma palestra. Nessa ocasião, poderia lhe levar um xerox da peça Le Dialogue des Carmelites" de Bernanos. Quem sabe eu arranje uma cópia do filme que conta espetacularmente esse caso histórico, que é dos mais comoventes que conheço, na História dos mártires da Igreja.

Se você não lê francês, avise-me que arranjarei então cópia do livro de Gertrude von le Fort -- "A última no patíbulo" -- sobre o caso das carmelitas de Compiègne, guilhotinadas em agosto de 1794, em Paris.

Sobre livros a respeito da devoção a Nossa Senhora devo lhe recomendar:

  • Tratado da Verdadeira Devoção a Nossa Senhora, de São Luis Grignion de Montfort. (Ademais, recomendo-lhe todos os livros dele).
  • Glórias de Maria, de Santo Afonso Maria de Ligório.
  • Sermões sobre a Virgem Maria, de São Bernardo.

Quanto ao motivo jurídico para condenar os cristãos na arena, ele é completamente desconhecido pelos historiadores.

Os romanos se pejavam de adorar todos os deuses, e aceitavam todos os ídolos, de todos os povos. Eles explicavam seu domínio do mundo pelo fato de que aceitavam os deuses de todos os povos. Daí, o Panteão, do qual, -- graças a Deus -- só Cristo foi excluído. Todo ecumenismo é contra Cristo.

Alguns historiadores, erradamente, dizem que os cristãos foram mortos pelos romanos, porque pregavam o monoteísmo. Ora, isso é falso, pois que os judeus eram monoteístas, e sempre tiveram liberdade de praticar o seu culto a Yahwé, e sempre tiveram direito de ter seu templo, no qual os romanos não podiam entrar.

Também é falsa a opinião dos historiadores que afirmam que os cristãos foram mortos por se recusarem a adorar o Imperador. Os judeus não adoravam o Imperador, e nem sequer permitiam que as águias imperiais entrassem no Templo de Jerusalém, e nunca foram para a arena, por isso.

É claro que a perseguição aos cristãos tem uma causa mais profunda: o ódio ao Deus verdadeiro. Todos os ídolos -- como todos os vícios -- se toleram mutuamente. A única religião verdadeira tem que ser odiada pelas religiões falsas.

Você veja onde você estuda: todos os que seguem falsas religiões se unem no ódio à Igreja Católica. Quando um professor comunista ataca a Igreja, todos os que seguem cultos falsos estão prontinhos a concordar com o materialista.

Foi por isso também que, na condenação de Cristo, todos os que eram inimigos entre si se aliaram na hora de crucificar a Jesus.

Os romanos e judeus se juntaram para crucificá-Lo. Os saduceus e os fariseus, que viviam às turras, se aliaram para condenar a Jesus. Herodes e Pilatos, que nem se falavam, fizeram as pazes para condenar, juntos, a Cristo.

in Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.