História

Reconstrução da Igreja, feita por São Francisco
PERGUNTA
Nome:
Eli
Enviada em:
Local:
Leme - SP,
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Contador

Prezado amigo Orlando Salve Maria !

Orlando estive conversando com um carismático e chegamos a um ponto em que ele citou São Francisco dizendo que Deus o mandou reconstruir a Igreja, bem ainda não li nada do senhor sobre isso, como devo entender esse ponto de "reconstruir" a Igreja sem confundir-me admitindo uma possível renovação-reconstrução?

Um abraço.

Eli
RESPOSTA
Muito prezado Eli, salve Mara.

Na primeira aparição de Jesus a São Francisco, o Senhor deu ordem a ele: "Francisco, reforma minha Igreja que está caindo em ruínas".

São Francisco entendeu que Nosso Senhor queria que ele reformasse a capelinha onde se dera a aparição, e começou, como pedreiro, a reformar a igrejinha das rachas que nela apareciam. Só depois ele compreendeu que devia reformar coisas mais importantes: o apego desordenado de muitas autoridades da igreja á riqueza, a falta de obediência ao Papa, combater a corrupção moral do Clero.

Seu amigo está, agora, entendendo a palavra dita por Cristo a São Francisco, como se Deus quisesse que São Francisco reformasse as estruturas e os princípios da Igreja como foram estabelecidos por Cristo. E isso foi a heresia dos fraticelli e dos Espirituais franciscanos, já no século XIII, erro que a Igreja condenou como heresia, visto que Cristo prometeu que a Igreja jamais seria superada pelas portas do Inferno, isto é, que a Igreja é infalível e indefectível

Esperando tê-lo elucidado, me despeço

in Corde Jesu, semper,