História

Orígenes
PERGUNTA
Nome:
André
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP,
Religião:
Católica
Idade:
24 anos
Escolaridade:
Superior em andamento
Profissão:
Assistente Administrativo

Muito prezado Prof. Fedeli,

Recentemente, em uma conversa entre amigos, foi citado o nome do Pe. Marcelo como sendo um padre de formação muito pobre e incoerente em suas atitudes e declarações.

A declaração que mais me intrigou recentemente se refere a maneira que ele trata Origenes, chamando-o de "Santo Padre" e pelo que sei, não é correto chamá-lo dessa maneira.

Quem foi Origenes?? Porque seria incorreto chamá-lo de "Santo Padre"? É verdade que ele procedeu sua própria castração?

Termino minha mensagem agradecendo o rico teor doutrinário, as elucidações a respeito da doutrina da Igreja Católica tem me ajudado muito.

Cordialmente.

André Luis.
RESPOSTA

Muito prezado André Luis,
salve Maria!

    Fico muito contente em que o site Montfort o tenha ajudado a conhecer melhor a doutrina católica.

    Terei muito gosto em tê-lo presente em alguma palestra minha na Montfort, e que nos tornemos amigos.

    O padre Marcelo Rossi erra completamente em chamar Origenes de Santo padre.

    Orígenes foi um homem muito competente, mas que, infelizmente, defendeu heresias. Costuma-se até dizer que ele foi o pai de todas as heresias.

    É verdade que ele se mutilou, tendo compreendido bem mal os evangelhos. Na realidade, essa mutilação pode ser também um sinal, ou indício, de que ele tinha uma doutrina gnóstica, que condenava o ato conjugal e a reprodução humana. Escreva-me sempre, que terei muito gosto em atendê-lo.