História

Templários
PERGUNTA
Nome:
Mário
Enviada em:
Religião:
Católica

Gostaria de saber mais sobre os Templários, sua origem histórica, sua ligação com a Maçonaria (se é que existe), bem como outras informações úteis.

Quero também aproveitar a oportunidade para parabenizar os organizadores desse site, muito rico em doutrina católica e fidelidade aos ensinamentos da Santa Igreja.

Que a graça de Deus e a luz do Espírito Santo iluminem a todos os colaboradores desse site, bem como aos organizadores. Agradeço a atenção.
RESPOSTA
Prezado Mário, salve Maria.

Muito agradecido pelos seus elogios ao site Montfort. Reze a Deus para que Ele continue a nos dar força, e o mais que for necessário para bem defender a Igreja Católica Apostólica Romana, a única Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Os templários foram fundados por Hugo de Payens, depois da primeira Cruzada. São Bernardo escreveu a regra dessa ordem monacal e militar. Ela teve um grande desenvolvimento, e se destacou na luta pela defesa do reino Cristão de Jerusalém.

Tornou-se riquíssima.

Ela foi acusada por Felipe IV, o Belo, rei da França, de ter se deixado infiltrar por idéias dualísticas. O Rei prendeu os chefes templários, e depois de um processo muito irregular, queimou alguns dos principais chefes templários, e fez o papa fechar a Ordem.

Parece que, de fato, havia graves erros na Ordem, mas bastaria reformá-la, e não fechá-la. Por outro lado, o Rei Felipe, o Belo, era amigo de hereges cátaros e tinha enorme interesse em se apoderar dos bens dos Templários. Tudo isso deixa um grande mistério encobrir o processo e o fim dessa Ordem militar.

De qualquer modo, os maçons se desvelam, até hoje, em dizer-se continuadores dos Templários, havendo mesmo uma Ordem maçônica -- a De Molay --que se afirma vingadora deles.

O mistério que cercou o fim dos Templários não ficou dissolvido. Mas, o interesse manifestado pelos maçons com relação a Jacques de Molay torna suspeitos muitos livros sobre o assunto, e muito do que se diz, hoje, sobre os Templários é pura lenda.