História

Quem instituiu a Inquisição
PERGUNTA
Nome:
Andy
Enviada em:
Local:
SP,
Religião:
Católica

Salve Maria,

Gostaria q vc me esclarecesse, quem foi responsável pela criação da  Inquisição?

Alguns textos dizem que foi Papa LúcioIII,outros Papa Gregório III,ou ainda Papa Inocencio.Quem foi responsavel pela inquisição?

Desde já agradeço
Andy Montoni

RESPOSTA

Muito prezado Andy,
salveMaria

Sua dúvida provém do fato que a Inquisição foi se instituindo  gradativamente.

Em 1184, no Concílio de Verona, feito para combater o catarismo na Itála, o Papa Lúcio III, junto com o Imperador Frederico II, ordenou que se tomassem medidas para combater a propaganda herética na Itália, investigando as ações dos hereges para coibi-los (Cfr. João Bernardino Gonzaga, A Inquisição em seu Mundo, Saraiva, 8a. edição, São Paulo, 1994, p. 97 e Rino Camillieri, La Vera Storia della Inquisizione, Piemme, Casale di Monferratto, 2001, p. 31).

Em 1199, o Papa Inocêncio III tomou novas medidas contra os cátaros na França.

Porém, foi só em 1231, que a Inquisição, por Bula do Papa Gregório IX, se consolidou como Tribunal instituído oficialmente contra a perfídia dos hereges (Cfr. João Bernardino Gonzaga, A Inquisição em seu Mundo, Saraiva, 8a. edição, São Paulo, 1994, p. 97).

Esperando tê-lo ajudado, me subscrevo atenciosamente

in Corde Jesu, semper,