Filosofia

Sócrates, Platão e Aristóteles
PERGUNTA
Nome:
Ricardo Da Silva Lima
Enviada em:
Local:
Galiléia - MG, Brasil
Religião:
Católica
Idade:
29 anos
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Desempregado

BOA NOITE, AMIGOS E AMIGAS DO SITE MONTFORT.

QUE A GRAÇA DE JESUS CRISTO, PERLA INTERCESSÃO DA VIRGEM MARIA, CAIA E CONTINUE A CAIR SOBRE OS SENHORES.

BEM, MINHA INDAGAÇÃO É A SEGUINTE: ESTOU INTERESSADO EM ADQUIRIR ALGUNS LIVROS DE FILOSOFIA (PRINCIPALMENTE OS DE SÓCRATES), E GOSTARIA DE SABER QUAIS SERIAM OS VOLUMES MAIS APROPRIADOS, DO PONTO DE VISTA CATÓLICO, A SEREM ADQUIRIDOS, VISTO QUE ALGUNS DELES ME PARECEM POR DEMAIS "ESTRANHOS".

ALÉM DE SÓCRATES, QUAIS OUTROS FILÓSOFOS (E SEUS RESPECTIVOS TRABALHOS) MERECEM SER LIDOS PELOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS DE TODO O MUNDO?

FIQUEM COM DEUS.

ASS: RICARDO 2005.
RESPOSTA

Caro Ricardo,

De fato você deve tomar cuidado com os livros de filosofia, eles podem não apenas ser estranhos, mas muitos são enganadores e a linguagem sutil da filosofia pode nos fazer aceitar vários erros. Um dos critérios para se conhecer se um livro de filosofia é bom é ver se a linguagem é clara, desconfie de todo livro que fala complicado demais. Excesso de malabarismo para falar de filosofia significa que ou não se compreendeu bem aquilo que se pretende explicar a outros, ou que se quer enganar a quem está lendo. Em ambos os casos o resultado seria desastroso.

Você diz que gostaria de ler algo sobre o Sócrates, o que se sabe de Sócrates está escrito nos livros de Platão, seu discípulo mais famoso. Nem tudo o que ele (Platão) escreveu vale a pena ser lido, pois apesar de ser brilhante, tem muitas idéias bem erradas. Platão é gnóstico, para ele o mundo não tem ser e o homem é uma alma aprisionada na matéria má do mundo. Um livro dele que poderia ser de seu interesse é a República, nesse livro ele explica o mito da caverna (mito que é a síntese de sua filosofia), fala sobre as virtudes, sobre a influência da arte na educação do homem... Enfim, há uma série de boas idéias que já foram inclusive aproveitadas pelos filósofos cristãos, esses sim cuja leitura se aproveita muito mais. Você poderia, por exemplo, ler as Confissões de Santo Agostinho. Não é um livro absolutamente fácil, mas é certamente melhor que os livros de Platão.

Há ainda, entre os gregos, Aristóteles, a sua filosofia é muito mais correta que a de Platão. Aristóteles foi discípulo de Platão e o corrigiu em muitos pontos, chegando a ser a base em que se apóia a filosofia escolástica de Santo Tomás que é o Filósofo católico por excelência. Para começar a ler esses filósofos é bom ler antes uma introdução à filosofia e uma história da filosofia. Então vou fazer uma breve lista de alguns bons livros para começar:

Introdução geral aos princípios da filosofia:

- Montimer Adler. Aristotle for Everybody, 1978. (Esse livro não é um livro que explique apenas a filosofia aristotélica; como o próprio autor escreve na introdução, o livro é sobre os princípios de toda a filosofia verdadeira, princípios que foram bem explicados por Aristóteles. O grande atrativo do livro é sua linguagem clara e precisa. O livro está escrito em inglês, e há uma tradução dele sendo preparada para o português, mas não sei quanto tempo levaria para ser publicada. Estou preparando um resumo sobre alguns capítulos do livro. Se houver interesse posso envia-los)

- J. Maritain. Introdução à Filosofia (Embora o autor tenha aderido ao modernismo, esse livro é da época em que ele escrevia boas coisas)

Introdução à filosofia cristã:

 - Philoteus Boehner e Etienne Gilson. História da Filosofia Cristã. Petrópolis : Vozes (um dos grandes interesses do livro são os trechos de obras dos próprios autores)

História da Filosofia:

- F.-J. Thonnard, A.A. História da Filosofia em 2 vol

Introdução aos grandes temas da Filosofia

- J. M. Bochenski. Diretrizes do Pensamento Filosófico. São Paulo : Herder, 1967 (o livro é a publicação de uma série de conferências apresentadas na rádio, portanto foram feitas para um público bem geral e a linguagem e bem acessível e clara. Esse livro facilmente se encontra em sebos.

Espero que seja uma boa leitura.

Salve Maria.

Maria Sofia