Filosofia

Teilhard Chardin
PERGUNTA
Nome:
Marcelus
Enviada em:

Estimados irmãos em Cristo,

Lhes envio este e-mail com o propósito de que me respondam sobre Teilhard de Chardin; a seguinte pergunta: pode Chardin ser comparado a um panteísta?

RESPOSTA

Prezado Marcelus,
salve Maria !

Sem dúvida o sistema elaborado brumosamente por Teillhard de Chardin é gnóstico e contrário à Fé católica. Esse padre jesuíta foi um modernista, e cooperou na fraude do famoso fóssil de Piltdown, como ficou provado pelo evolucionista Jay Gould, assim como na fraude do chamado Homem de Pekim.

Seus livros abstrusos contém um sistema aparentemente panteísta, pois considera que o mundo material pode ser divinizado, mas que, realmente, é gnóstico, porque supõe uma transformação da matéria em espírito, tal qual afirmava a Gnose dos alquimistas.

Não perca tempo, então, lendo as heresias desse sacerdote, contra quem o Vaticano lançou uma advertência grave, e tomou medidas para limitar a sua nocividade.

In Corde Jesu, semper, Orlando Fedeli