Grupos de leitura do evangelho
PERGUNTA
Nome:
Heitor Ferreira dos Santos
Enviada em:
Local:
Salvador - BA, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau incompleto
Profissão:
Aposentado da Industria

Caros Amigos,

Realizamos algumas reuniões semanais em nossa comunidade, onde iniciamos com oração ao Espírito Santo, em seguida lemos um texto Bíblico escolhido normalmente Evangelho. Algumas pessoas ao lerem o fazem procedento da seguinte maneira: obrigam todos presentes se levantarem e em seguida pronunciam:
Evangelho segundo........ e no fim Palavras da Salvação e todos respondem Glória a Vós Senhor.
Dando a impressão que é a proclamação do Evangelho, já participei de outras reuniões do mesmo serviço
ECC inclusive com a presença de um padre, e todos permaneceram sentados durante a leitura e não se falou Evangelho segundo... e nem Palavra da Salvação etc.
Tenho grande dúvida pois aprendi que a proclamação do Evangelho é prerrogativa somente para pessoas ordenadas, padres diáconos etc.
Gostaria de orientação.

Grato

Heitor Ferreira
RESPOSTA

Muito prezado Heitor,
Salve Maria.

     Esse grupo que você chama de comunidade é concretamente um grupo protestantoso.
     Essas reuniões de leigos querendo bancar teólogos e padres, lendo o Evangelho e interpretando-o à vontade estão fazendo exatamente o que dizia Lutero: cada um ao ler a Sagrada Escritura é inspirado por Deus e tem a verdadeira compreensão do texto revelado. Isso acaba por dispensar a Igreja. Por isso,  esses costumes protestantes conduzem ao protestantismo.

     Portanto, o que lhe digo e exorto é nunca mais frequentar tais grupos ou “comunidades”. Fuja disso que é protestantismo travestido de catolicismo.
     Reze o terço e procure estudar o que os Grandes Doutores da Igreja comentaram da revelação recusando-se a dar interpretações pessoais ou aceitar interpretações de pessoas sem nenhuma autoridade para fazer isso.
     Reze a Nossa Senhora pedindo graças para compreender o mal desses grupos e força para se afastar deles.

     Um abraço bem amigo.