Padre se recusa a dar a comunhão diretamente na boca
PERGUNTA
Nome:
Gabriel Oliveira
Enviada em:
Local:
Vitória - ES, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior em andamento

Prezados Senhores,
Salve Maria.

Na missa de hoje, na hora de receber a comunhão, eu, reconhecendo a minha indignidade de tocar no corpo de Cristo, apenas esperei que o padre me desse a comunhão diretamente na boca; num tom gozador ele falou: " Suas mãos estão limpas, menino". Para não criar escândalos eu então estendi as mãos para receber a comunhão. Eu deveria ter me negado a receber a comunhão nas mãos? Seria melhor eu ter deixado de comungar? Assim que cheguei em casa, logo acessei o site da Arquidiocese da minha cidade para perguntar se tenho o direito de receber a comunhão diretamente na boca.
Outra questão relacionada a isso: é lícito os ministros da eucaristia ministrarem a comunhão aos fiéis ou isso só é cabível ao padre?
Quando será que o papa corrigirá os erros do Concílio Vaticano II e a missa tradicional será restituída?
Peço a Deus que abençoe e frutifique cada vez mais o trabalho dos senhores.

Atenciosamente,
Gabriel Pinto de Oliveira
RESPOSTA

Muito prezado Gabriel,
Salve Maria.

     A Santa Sé determinou claramente que é um direito do fiel receber a comunhão de joelhos e na boca. Você deveria ter recusado receber a comunhão na mão.

     Escreva respeitosamente a seu Bispo, reclamando seu direito. Caso não o atendam, escreva à Sagrada Congregação do Culto Divino, na pessoa do Eminentíssimo Cardeal Cañizares.