Definição de pessoa
PERGUNTA
Nome:
Luis Ricardo Costa Bácaro
Enviada em:
Local:
São Joaquim da Barra - SP, Brasil
Religião:
Católica
Idade:
21 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
Técnico Em Informática

Muito Prezado Orlando Fedeli
Salve Maria

Espero que tudo esteja indo bem com o sr. e com a Montfort.

Professor, tenho uma coisa a lhe perguntar. Eu me lembro que um dia o sr. definiu o que é "pessoa", mas não me lembro da definição, o sr. poderia escrever ela para mim? Essa definição se aplica também a Santíssima Trindade?

Muitíssimo grato, sei que o sr. é uma pessoa extremamente ocupada, mas se puder responder-me ao menos a respeito da definição de "pessoa" em breve, me ajudaria muito.

Fique com Deus e Nossa Senhora

Forte Abraço

Ricardo

RESPOSTA

Muito prezado Ricardo,
Salve Maria.

     Tenho muito prazer em lhe responder. Por isso, escreva-me sempre que precisar.
     A definição de pessoa que lhe dei é a de Boécio (Mânlio Severino Boécio, 470-525).
     Esse filósofo definiu pessoa como sendo “substância individual de natureza racional”.
     Indivíduo é aquilo que não pode ser dividido sem deixar de ser o que é. Um dúzia de ovos é formada por doze seres individuais.
     Há indivíduos irracionais e indivíduos racionais, que pensam.
     Indivíduos que pensam os há de dois tipos: os anjos e os homens. Os homens são invíduos materiais racionais.

Os indivíduos racionais têm uma dignidade que os eleva acima dos demais indivíduos que não pensam. A esses indivíduos racionais se dá o nome de pessoa (substância individual de natureza racional).
      Como a qualidade de ser pessoa é muito elevada, e como toda qualidade elevada pode caber a Deus, em Deus deve haver a qualidade “pessoa”.

Ora, ser pessoa exige algo que não seja comum. Tudo o que é pessoal é próprio de um só ser.

Em Deus, as únicas distinções possíveis a serem feitas são as relações (Paterniddae , Filiação, Expiração e Processão). Logo as Pessoas em Deus tem correspondëncia com as relações divinas.

Para mais detalhes entre as relações em Deus e as Pessoas divinas, veja, no site Montfort, o trabalho Processões em Deus.

Um abraço, meu caro Ricardo.