Jesus, único intercessor?
PERGUNTA
Nome:
Isabel Cristina Almeida de Jesus
Enviada em:
Local:
São Paulo - SP, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior em andamento
Profissão:
Estudante

Boa Tarde!
Mesmo tendo muitas cartas a responder, aguardo curiosamente a resposta da minha.
Sou católica, nasci católica, toda a minha família é.
Atualmente namoro um rapaz que é protestante. Ele faz parte da Igreja Batista há 9 anos, mas só se converteu há 3.
Antes ele frequentava por frequentar, porque a mãe dele é protestante e o pai católico, aliás, era católico, porque a mãe dele conseguiu levar o pai pra Igreja Batista e o mesmo abandonou o catolicismo.
A verdade é que meu namorado, direto,. discuti a bíblia comigo a respeito de Maria e dos Santos, o ponto crucial entre os protestantes e católicos.
Ele sempre me cita da passagem de 1-timóteo-2,5.
Ele diz: se Jesus é único intercessor entre Deus e os homens, se ele é onipresente, onipotente, ou seja, ele esta em todo lugar, tudo ouve, tudo escuta, atende os nossos pedidos, porque vc fica pedindo pra Maria?...ela não é onipotente, nem onipresente, ela morreu, a gente nao pode ficar fazendo pedidos pros mortos? nao é mais facil pedir pra Deus logo? porque tem que passar por ela primeiro? você sabia que Maria tem pecados, porque no Magnificat ela mesma diz que Deus é o salvador dela, logo ela tambem necessita de um salvador para que ela adquira salvação, logo ela tem pecados e tambem sera julgada no final dos tempos.

Como esse explicar essa parte do Magnificat?

Aguardo sua resposta,
e agradeço antecipadamente pela atenção.

Que Deus os proteja e Maria esteja sempre com vocês ao lado de Deus.

Isabel!!
RESPOSTA

Muito prezada Isabel,
Salve Maria.

     Jesus é o nosso único Redentor absoluto. Mas Ele veio a nós por meio de Maria. Foi Ele quem santificou São João no seio de Santa Isabel, mas fez isso por meio da voz de Maria. Por isso, Se lê no Evangelho de Säo Lucas que Santa Isabel diz à Virgem Maria:

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre. Donde a mim esta dita que a Mãe de meu Senhor venha a ter comigo? Porque, logo que a voz da tua saudação chegou aos meus ouvidos, o menino saltou de alegria em meu ventre” (Luc. I, 42 -43).

     Jesus quis realizar seu primeiro milagre por meio de Maria, ao pedido de Maria, nas bodas de Caná (Jo. II,  3-5). Ele nos deixou Maria por Mãe ao morrer ano alto da Cruz, ao dizer a João – [e a seu namorado] – “Filho, eis aí tua Mãe” (Jo.XIX, 27).
     Cristo é o nosso único Redentor, porque, sendo Deus, Ele teve méritos inifinitos, e sendo homem, assumiu nossas culpas e morreu por nós, apagando a culpa original. Os protestantes se esquecem que, mesmo sendo Deus e único Redentor  Ele quis estabelecer intermediários entre Ele e nós. Por exemplo, os Apóstolos, dizendo a eles: “Quem vos ouve, a Mim ouve”.
     E mais, disse aos Apóstolos:

“A quem perdoardes os pecados, eles serão perdoados, aqueles a quem retiverdes os pecados, ser-lhes-ão retidos” ( Jo. XX , 23).

     Quando, a mulher da Fenícia pedia diretamente a Jesus que lhe curasse a filha, Jesus não a atendia. Quando os Apóstolos pediram por ela, Ele os atendeu, e, depois, atendeu a mulher fenícia.

     Jesus é nosso único Redentor e é pois a escada que une a terra ao céu. Só que seu namorado esquece que a escada tem muitos degraus. Ele quer subir ao céu por escada de um só degrau. Vai cair...
     Deus gosta que se o invoque por meio de outros mais santos do que nós. Já no Antigo Testamento se lê que Coré, Datan e Abiron quiseram tratar diretamente com Deus recusando a intercessão de Moisés. Eles foram punidos por Deus por causa disso. Coré foi devorado por fogo que caiu do céu e Datan e Abiron foram engolidos pela terra como todos os seus familiares e bens. Também Deus disse aos amigos de Jó:

“Ide a meu servo Jó e oferecei um holocausto por vós; e o meu servo Jó orará por vós, e admitirei propício a sua intercessão” (Jó, XLII, 8).

     Faça seu namorado ler a carta que escrevi ao pastor Saul da Lagoinha. Ela fará bem a ele. (Está no site Montfort)
     Tomara que seu namorado se converta. Porque se isso não acontecer, você terá problemas para educar seus filhos na religião verdadeira.
     Que Nossa Senhora a ajude