Separação e adultério
PERGUNTA
Nome:
Geraldino Alves Junior
Enviada em:
Local:
Vitória - ES, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Odontologo

Dúvida:

Aa Igreja católica diz que casamento é indissoluvel porém em Mateus 19, 9 nós diz que o homem que der carta de divórcio e casar com outra comete adultério, EXCETO EM CASO DE FORNICAÇÃO. Isto encontramos na Bíblia Pastoral, Jeruzalém e muitas outras Bíblias católicas além da Bíblia Evangélica Ferreira de Almeida, porém a Bíblia Ave Maria e Teb diz exceto em caso de casamento falso e Bíblia do Peregrino diz exceto em caso de concubinato. PERGUNTA:
1) Afinal qual é a tradução mais correta.
2) Caso o homem de carta de divorcio a sua esposa por causa de fornicação = adultério poderá casar com outra na lei cívil que não estará cometendo adultério ou terá que ingressar no Tribunal Eclesiástico para tentar a nulidade do casamento.
3) Na Bíblia Jesus deu instruções mas não falou de Tribunal Eclesiástico.
O que devo fazer. Ajuda-me.
RESPOSTA

Muito prezado Dr Geraldino,
Salve Maria.

     Esse texto deve ser explicado junto com outro, no qual Cristo diz explicitamente:

"Qualquer um que repudiar sua mulher e se casar com outra, comete adultério contra a primeira; e, se a mulher repudiar seu marido e se casar com outro, comete adultério" (Mc X, 11-12).

     O que se permite é a separação, quando a vida em comum se torna impossivel, por motivo gravíssimo (como o do adultério citado nesse texto do Evangelho) para a reta educação dos filhos. Mas, jamais permitindo um novo casamento a quem se separou o que seria também adultério.