Sobre o Crisma
PERGUNTA
Nome:
Renan Correa Leandro
Enviada em:
Local:
Joinville - SC, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau concluído
Profissão:
Estagiario

Prezados amigos da Montfort,
Salve Maria

Sou catequista e neste fim de semana o tema da catequese foi o Crisma. Li muito o catecismo, mas há algo que não me ficou claro. Em Atos dos Apóstolos diz:

"Os apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João. Estes, assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de RECEBEREM O ESPÍRITO SANTO, visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido SOMENTE BATIZADOS em nome do Senhor Jesus. Então os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo."

Não consegui compreender como alguém batizado poderia não ter recebido ainda o Espírito Santo visto que este é um dos efeitos do batismo. Teriam estes cristãos recebido o batismo de João? Como posso associar com clareza esta passagem ao sacramento do Crisma visto que este seria uma confirmação da vida no Batismo e não uma recepção do Espírito Santo?

Tenho certeza que voces com sabedoria poderão me ajudar a resolver esta dúvida...

Fiquem na Paz de Jesus e no Amor de Maria
RESPOSTA

     Data: 26.06.2007

Muito prezado Renan,
Salve Maria.

     Essa passagem dos Atos é um dos fundamentos para distinguir o sacramento do Batismo do sacramento do Crisma.
     O Batismo, além de apagar o pecado original, nos faz filhos adotivos de Deus, membros da Igreja e herdeiros do céu. No Batismo recebemos os dons do Espítito Santo as virtudes infusas e os carismas do Espírito Santo.
     O Crisma, dado pela imposição das mãos dos Apóstolos -- hoje por seus sucessores apenas, pois são os Bispos que normalmente conferem o Crisma -- nos faz soldados de Cristo, dando-nos dons especiais do Espírito Santo para bem lutar por Cristo e pela Igreja.