Circuncisão
PERGUNTA
Nome:
Stenio Santos Marques
Enviada em:
Local:
Ubá - MG, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior em andamento
Profissão:
Auxiliar de Escritorio

Irmaos, Salve Maria!!!

Gostaria de parabeniza-los pela fe e coragem dos senhores em defender nossa Santa Madre Igreja- Catolica.
Gostaria que minha duvida fosse respondida pelo Sr. Orlando Fedeli - a quem tenho uma admirição pela sua inteligencia; dada por nosso Deus, é claro.
Bem irmao, gostaria de uma "luz" devido à uma duvida surgida em uma conversa que eu estava tendo com um primo que está meio perdido.
Peço perdao por,talvez, nao for muito claro, mas sei que o senhor irá me entender:
No velho testamento todos os homens que nasciam tinham que serem circuncidados. Mas no novo testamento São Paulo "aboliu" este ritual.
Meu primo me fez esta observação para me testar. Eu em minha ignorancia o respondi que o novo testamento não tem contradição alguma com o velho testamento e nao sabia o por quê de aboliçao .
O senhor poderia fazer-me a gentileza de exclarecer este assunto.
Desde já lhe agradeço, e que Deus Nosso Senhor dê muita sabedoria e coragem para defender e mostrar a verdade da palavra de Deus.
Obrigado e fique com a paz de Nosso Senhor - Jesus Cristo- e com a Santissima Virgem Mae.
RESPOSTA

Muito prezado Stenio,
Salve Maria.

     As cerimônias rituais do Antigo Testamento eram símbolo dos sacramentos e das cerimônias do Novo Testamento.
     A circuncisão era o sinal de pertencer ao povo judaico descendente de Abraão, e, ao mesmo tempo, era o sinal de pertencer a religião do verdadeiro Deus único, pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.
     Na nova Alinça feita por Cristo, o fato de pertencer à Fé verdadeira já não devia ser feito por um sinal material, mas espiritual, que era o batismo de Cristo.
     Além disso, a religião verdadeira já não seria exclusiva de um povo, mas deveria ser pregada a todos os homens. Daí o Batismo ter substituído a circuncisão. Por isso também já não comemos o cordeiro pascal como os judeus, mas comemos o Corpo e o Sangue de Cristo na Sagrada Hóstia.
     O que era símbolo material foi substituído pela verdade espiritual.