Agradecimentos ao atenciosíssimo Fedeli
PERGUNTA
Nome:
Roger Farinacio Pacheco
Enviada em:
Local:
Ibiporã - PR, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior em andamento
Profissão:
Estudante

Caríssimo Fedeli...
Paz e Bem...
Muito grato sou pela diligência e talento com que vossa persona redigiu missiva endereçada a minha pessoa, que confesso, veio muito antes do que tinha previsto (na verdade, não poderia esperar muito menos vindo de quem veio).
Certamente, é acima de tudo uma honra ter tomado alguns minutos de vossa preciosa atenção.
Segundo, estou felicíssimo em saber que pe. Leo está por aqui... (não foi o que um pe. carismático disse, e em plena homilia! Mas o senhor bem sabe melhor que eu como são esses padres carismáticos!)
Terceiro, jamais gostaria de ter lhe dirigido como um membro da RCC, alias, eu disse que era carsmático? Permita-me "corroigir".Se o fiz, mil desculpas, não foi esse o meu intento, na verdade não sou e NÃO GOSTO!
Então, deve estar o senhor Fedeli pensando "o que esse Farinaccio quer? " Realmente professor, esse ímpeto característico da juventude é uma droga (sem o programa do Jô, porque ai já seria overdose!), mas, penso eu, o que nós leitores desse magnífico site gostariamos de ver são soluções. Se a RCC é um problema professor, e visto que vários membros do clero encontram-se inseridos o que propor?

"quando se examina algo ou alguém, deve-se considerar, em primeiro lugar, os erros e defeitos desse algo ou desse alguém"

Metodologia interessante, mas, o imenso ignorante que sou, muitas vezes não tenho destreza ou precisão em diagnósticos... (ignorante sim, mas nunca discutiria ou mostraria carta endereçada a vossa persona a outro remetente)... A, me lembrei, realmente preciso melhorar minhas missivas, como já dizia minha professora de português " quanta contradição". Pelo visto não é um costume fácil de deixar. Alguns acreditam em folhetins de missa, outros em relatos internéticos! É, a vida é assim mesmo...
Antes que me esqueça (esquecimento não é um privilégio senil!) muito contente fiquei em contribuir (mesmo que tão modestamente) a nostalgiante nostalgia de vossa carta (a menos que eu esteja repetindo baboseiras novamente, bom uma pachaquisse a mais, uma pachequisse a menos...)
Devo confessar-lhe caríssimo que a idéia de latiM nas celebrações não me agradam muito (exceto pelo "honoris causa", eu e essa maldita vaidade...) por outro lado, confesso também que as tradições muito me aprazem (que crime cometeram com o meu nome!) e diante de vossos tríplices !!! "Devemos voltar a celebrar a Missa em latim!!! Sim, senhor. Em Latim!!!" perdi completamente meus argumentos (realmente acho q o latim não me apraz porque quando nasci, já havia algumas décadas que caiu em desuso). Certamente professor, não mereço nenhuma "honoris causa" e nem serei o orugulho de Ibiporã (que fica no Paraná e não no nordeste e, aproveitando a deixa, gostaria de expressar todo meu contento em contactar vossa persona, desapontado, jamais, pobre, com certeza...)
Quem sabe, quando atingir (que Deus me conceda) o auge de meus 70 anos terei a vossa paciência e também lerei as "magníficas" obras dos padres modernistas (quem precisa de Eça quando temos tão "saporífera" leitura?)
Permita-me uma ressalva... estou desapontado sim... a "latinização" priorizou seus argumentos (mas o que de fato me agrada é o sadismo, fazer o que? É esse o gosto da incompreensão, ignorância e falta de lógica da juventude de hoje em dia! E valha-me Deus que essa juventude tenha ao menos o bom senso de estudar latiM!)
Professor, desculpe-me tomar seu tempo mais uma vez... Espero que me contacte novamente, e, por favor, não esqueça das soluções ein! (ainda q este seja um assunto secundário nesse nosso diálogo "léxico").
Um amissíssimo abraço, do seu já amigo Farinaccio ( mais que um apelido simpático!)

P.S. Relendo minha 1ª carta agora, nem acredito que algém teve coragem de respondê-la! O que um nome legal não faz pela gente?
P.S.2 Desculpe a arrogância, ao menos foi de utilidade, pois o real intento era estabelecer contato. Por favor não me leve a mal, escusas pela falta de criatividade, mas ao menos funcionou!
P.S.3 Tenho muito a aprender, tenha paciência... sinceros agradecimentos!
RESPOSTA

Muito prezado  Roger Farinacio,
Salve Maria.

    Sua carta me alegrou, porque você voltou bem humilde e a humildade arranca o perdão e a graça de Deus. Como então recusar-lhe minha compreensão e minha amizade?
    Gostaria muito de encontrá-lo pessoalmente, pois a virtude manifestada em sua carta o fazem muitísismo mais estimável do que seu simpático nome.

    A solução para restabelcer o latim é o restabelecimento da Missa de São Pio V.
    O Papa Bento XVI, tratando desse problema, disse que o latim da Missa elevava pouco a pouco a cultura do povo fiel, que ia aprendendo algo do latim na Missa através da tradução ao lado do texto latino. Disse ainda o Papa Bento XVI que convém que todo católico aprenda a rezar, para começar, o Pai Nosso, a Ave Maria e a Salve Rainha, em latim.
    É o primeiro passo. Soube que em Brasília, graças a Deus, o Arcebispo determinou que os seminaristas tenham aula de latim
no Seminário. Isso logo vai se espalhar.

    Escreva-me sempre, que gostaria de manter correspondência consigo.
    Um forte abraço.