Oração Eucarística
PERGUNTA
Nome:
Antonio
Enviada em:
Local:
Niterói - RJ,
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Engenheiro

Saudações católicas ao professor e toda sua equipe,
SE Deus me permitir conhecer sua opinião, gostaria de esclarecimentos de alguns pontos que me intrigam:
1- Durante a oração eucarística, na consagração, existe alguma forma de anulá-la? A fórmula pode ser mudada pela presbítero?
Digo isto, pois me surgiu está dúvida, num momento de minha vida. Participava da missa em outra paróquia e percebi que o padre trocou uma palavra numa das sentenças: retirou a palavra criatura(criação) e trocou por pessoa. "E, pelo sangue derramado na cruz, trouxe paz ao mundo inteiro. Elevado acima de toda criatura ( pessoa), tornou-se a fonte de salvação para todos os que fazem a sua vontade." Perdi, na hora, a concentração. Comunguei e ao terminar a missa chamei a atenção do padre para o ocorrido, o qual me respondeu sem muita atenção "-- Até os padres podem errar.". Sim podem. Só que ao sair do prédio, fui como que atraído para uma "livraria". Ao entrar, dentre muitos objetos e livros, um certo me chamou a atenção, não tanto pelo que prometia, mas sim pela imagem da capa: "PARA VIVER EM PAZ - O milagre da mente alerta" - Thich Nhât Hanh - 20a. ed. - Ed. Vozes. Pergunteia mim, O que estaria fazendo um livro deste numa igreja Católica?
Como resposta, por compreenção, "ele é a resposta da palavra trocada" e o adquiri. Então, sempre me pergunto, uma tentação, estou comungando pão não consagrado? Explique-me se a fórmula é infalível? é perfeita?

2- O que é ser Pessoa?
3- Eu sou um "campo de batalha"?
4- Como trago a "consciência sobrenatural" para a razão?
5- O Senhor possui uma lista das assertivas de Deus, na bíblia?
6- A Biblia me parece "fechada" e coerente, mas não tenho certeza. Como tê-la?

Publique se considerar conveniente, não quero desvirtuar ninguém.

Agradecimentos sinceros,

Antonio FMM.

RESPOSTA

Muito prezado  Antônio Fernando,
Salve Maria!

    Não é possível anular a consagração de uma hóstia. Realizada a Transubstanciarão, nada mais pode mudá-la.
    As palavras da Consagração do pão são "Isto é o meu Corpo".
    Somente estas palavras são as necessárias para a Consagração da hóstia. As palavras da Consagração do Cálice são:

"Este é o cálice de meu Sangue, do novo e eterno Testamento-- Mistério da Fé--  que será derramado por vós e por muitos , em remissão dos pecados".

    Na definição de Boécio, "Pessoa é uma substancia individual de natureza racional".
    Cada um de nós, durante a vida, é um campo de batalha entre Deus e o demônio, entre a graça de Deus, que nos quer salvar, e o demônio, que nos tenta, para nos levar ao inferno. Claro que não tenho uma lista das assertivas de Deus na Bíblia. Nunca me preocupei com fazer essa lista. Deve se crer o que Deus disse, e não fazer a lista do que Ele disse.
E para ter certeza, basta ter Fé.