Confissão
PERGUNTA
Nome:
Benito
Enviada em:
Local:
Belo horizonte - MG,
Religião:
Católica
Idade:
70 anos
Escolaridade:
Superior concluído
Profissão:
Médico

Gostaria de saber se a confissão auricular está na Bíblia? Quando Jesus apareceu aos apóstolos e disse" Ide e perdoai os pecados..." Ele estava se referindo somente a eles(apóstolos) ou a qualquer pessoa, dando o poder de perdoar os pecados?
A confissão direta a Deus, como fazem os protestantes, nos redime a ponto de podermos receber a Eucaristia?
RESPOSTA

Muito prezado Dr. Benito,
 salve Maria!

    Nosso Senhor instituiu o Sacramento da Confissão, quando disse a seus Apóstolos:
"Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; e àqueles  a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo., XX, 23).
    Portanto, o sacerdote pode perdoar ou não, os pecados confessados. Como poderá o sacerdote saber que pecados deve perdoar, e que pecados reter, se eles não forem revelados pela pessoa que vai se confessar?
É óbvio que a confissão exige dizer os pecados
    A confissão, evidentemente, deve ser uma manifestação daquilo que alguém fez, e que muitas vezes é conhecido apenas pelo penitente que, normalmente confessa o que fez pela voz, oralmente.
    Os protestantes negam o Sacramento da Confissão tal qual ele está no Evangelho. Por isso, eles foram excomungados.
    Como poderiam eles ser perdoados, se eles se recusam atender o que Cristo ensinou sobre a confissão, no Evangelho?
    Por isso, o infalível Concílio de Trento decretou:
    "Se alguém disser que a confissão sacramental ou não foi instituída, ou não é necessária por direito divino; ouse disser que o modo de se confessar secretamente somente com o sacerdote, que a Igreja Católica sempre observou desde o princípio, e que continua observando, é alheio à instituição e ao mandato de Cristo, e que é uma invenção humana, seja anátema" (Concílio de Trento, Cânones sobre o Sacramento da Penitência, Cânon,  6, Denzinger, 916).

    Esperando ter satisfeito o seu pedido, prezado Dr. Benito, me subscrevo atenciosamente,

in Corde Jesu, semper,