Conversão de São Paulo
PERGUNTA
Nome:
Ricardo
Enviada em:

Olá, primeiramente gostaria parabenizá-lo pelo site. É realmente muito bom e uma ótima fonte de informação para mim. Gostaria que me tirasse algumas dúvidas. creio que algumas são coisas pequenas, mas se tiver tempo para isso, ficarei agradecido. Aí vão as perguntas: 1- "Os homens que estava com Saulo OUVIAM a voz, mas NÃO VIAM ninguém." At-9,7 "Meus companheiros VIRAM a luz, mas NÃO OUVIRAM a voz que me falava." At-22,9 Um versiculo diz uma coisa e o outro diz outra! Erro ou contradição? O que aconteceu realmente?

2- Li que os ortodoxos se benzem diferente de nós catolicos. Além disso li num site ortodoxo que antes do cisma todos os cristãos se benziam como eles se benzem hoje. Gostaria de saber se isso é verdade e qual o significado da forma deles se benzerem e da nossa.

3- Gostaria que me explicasse melhor sobre a visão beatifica dos santos do céu. Afinal de contas, se só Deus é onipresente, como os santos podem tomar conhecimento de varias pessoas rezando ao mesmo tempo em diferentes lugares do mundo, ainda mais se rezarmos apenas em pensamento?

4- Li no seu site o "Decreto contra o comunismo" de Pio XII. Ele diz que todos os comunistas seriam excomungados automaticamente. Esse decreto ainda vale? Como funciana essa excomunhão automatica? Nos comentarios do texto está escrito que um voto num partido comunista seria uma forma de colaborar com ele. E se votassemos em Lula?

5- Só por curiosidade: quais são as aparições de Maria que são reconhecidas e aprovadas pela Igreja?

Desde já agradeço e se lembrar de outra duvida entro em contato de novo.

Ricardo
RESPOSTA
Muito prezado Ricardo, salve Maria,

Muito obrigado pelas suas palavras elogiosas para com nosso site.

Passo a responder às suas questões na ordem em que você as fez.

1-- Não há contradição, pois numa frase está dito que eles não viam ninguém, só ouviam a voz de Cristo, falando a Paulo. Na outra está dito que eles viam uma luz, mas isto não significa que viram alguém.

A dificuldade maior que você encontra está, evidentemente, no fato de que num versículo se diz que eles OUVIAM a VOZ, enquanto no outro versículo se diz que os que acompanhavam Paulo NÃO OUVIRAM a voz que falava a São Paulo.

Como entender essa aparente contradição?

Parece-me, salvo melhor juízo e melhor explicação, que os companheiros de Saulo ouviram a voz, mas não entenderam as palavras ditas. Nós também, quando não entendemos, por ouvir mal a a voz de alguém, nós também dizemos: "Perdão, não ouvi o que você disse", para significar que não entedemos o que foi dito, embora tenhamos de fato ouvido a voz de quem nos falou.

É preciso ter sempre em conta que na Sagrada Escritura não pode haver contradição, nem mentira.

2 -- Os ortodoxos fazem o sinal da cruz da direita para a esquerda, e com três dedos unidos. Isto significa que a cruz , primeiramente, visa os bemaventurados, que estarão à direita de Cristo (foi o que ouvi certa vez), enquanto os três dedos unidos signficam as três pessoas da Santíssima Trindade numa só substância. Nós, latinos, fazemos o sinal da cruz da esquerda para a direita, para representar a conversão. Ambos são símbolos válidos.

O fundamental, porém, no sinal da cruz, é afirmar que o fazemos em NOME -- no singular -- de três Pessoas divinas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Um nome em três pessoas, para siginificar que há um só Deus em três Pessoas realmente distintas. Fazemos a cruz para significar que cremos na Encarnação, Paixão e Morte de Cristo, e que aceitamos a cruz inteiramente sobre nós.

3 - Pela visão beatífica teremos um conhecimento intelectual direto de Deus, o que naturalmente nos é impossível.

Os santos que estão no céu têm essa visão de Deus. É em Deus, que conhece todas as coisas e todos os nossos pensamentos, que os santos tomam conhecimento dos pedidos que lhes fazemos, para que roguem a Deus por nós. Deus, então, é quem conhece nossos pedidos, e Ele comunica aos santos o que rogamos que eles peçam a Deus por nós. Deus, então, atendendo aos rogos deles, e por causa de seus méritos unidos aos méritos infinitos de Cristo, nos concede, se for para bem de nossas almas, aquilo que pedimos.

4 - O decretro de excomunhão lançado por Pio XII não foi revogado. A excomunhão automática -- ipso facto -- traz para a pessoa que incorre nela consequências espirituais graves, pois fica excluída da comunhão dos fiéis. Todo aquele que vota conscientemente num candidato comunista fica de fato excomungado. Note que conscientemente significa aí votar num comunista, sabendo que é comunista, sabendo o que é o comunismo, sabendo que ele quer destruir a Igreja, sabendo que a Igreja proibiu votar em comunista sob pena de excomunhão, e , apesar de tudo isso, querer votar no comunista.

Quanto ao caso concreto que você coloca, aplique o que disse acima, com todas as ponderações que coloquei, e você terá a conclusão.

5 - Nos últimos séculos, as aparições de Nossa Senhora reconhecidas pela Igreja são as de Lourdes para Santa Bernadette; as da Capela da medalha Milagrosa, em Paris, para Santa Catarina Labouré; em Fátima, para os três pastorzinhos. Lúcia, Francisco e Jacinta.

Esperando tê-lo satisfeito, me subscrevo in Corde Jesu, semper, Orlando Fedeli