Canonização dos santos
PERGUNTA
Nome:
Frederico
Enviada em:
Local:
Brasília - DF,

A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, e o amor de Nossa Senhora!

Caro Professor Orlando, Gostaria de saber mais sobre a canonização dos Santos e Santas. Muitos protestantes, dizem que todos os que receberam a Cristo são santos. O que o senhor tem a dizer?

Fique com Deus e Nossa Senhora
RESPOSTA

Prezado Frederico, salve Maria!

A confusão vem do uso da palavra santo em dois sentidos diferentes.

Santo é todo aquele que está na graça de Deus. Todos os batizados, que não estão em pecado mortal, possuem a vida da graça na alma. Deus vive em suas almas, e por isso, eles são santos.

Outro sentido é o que se refere àqueles que a Igreja Católica canonizou, proclamando que eles estão no céu, e que suas vidas podem nos servir de modelo.

Este é o caso de São Francisco, Santo Antônio, Santo Inácio, Santa Terezinha, etc.

Recomendo-lhe que não ouça a protestantes, pois eles são hábeis em usar palavras de dois sentidos, para fazer confusão. A serpente é que tem língua dupla.

Cristo nos disse que nossa linguagem devia ser sim , sim; não, não e que tudo o passasse disso vinha do demônio. Cuidado, pois, com os que tem linguagem dupla.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli.