Ritos Orientais
PERGUNTA
Nome:
Marcelo
Enviada em:
Local:
Maringá - PR,
Religião:
Católica
Idade:
29 anos

Olá a todos do Montfort, bem gostaria de saber o que é o rito oriental e se isso é reconhecido pela igreja, sendo os ritos maronita e melquita e por que são chamados assim. E os patriarcas seriam como papas ??? Espero ter sido claro. Obrigado. A paz de Cristo.
RESPOSTA

Muito prezado Marcelo, salve Maria!

Na Igreja Católica Apostólica Romana, desenvolveram-se várias formas de se rezar a Missa e de realizar as cerimônias litúrgicas: são os ritos litúrgicos, dos quais você citou alguns, como o maronita e o melquita ("Mar" é como se chamam os Bispos nesse rito. "Melek", em árabe, língua do rito melquita, significa, rei. Os melquitas foram assim chamados porque obedeciam ao Rei que apoiou o Concílio de Calcedônia). Mas há ainda outros ritos mais, como o rito Ambrosiano, de Milão, o Bracarense, de Braga, o Ucraniano, o Bizantino, etc.

Todos esses ritos são aceitos e aprovados pela Igreja, constituindo um tesouro da liturgia católica.l

Patriarca é um título dado pela Igreja para alguns arcebispos. Inicialmente, Patriarca era apenas o Bispo de uma diocese onde vivera e governara um dos Apóstolos ou discípulos de Jesus Cristo. Assim, havia o Patriarca de Jerusalém, cidade da qual fora primeiro Bispo o Apóstolo São Tiago; Antioquia, onde São Pedro fora Bispo; Alexandria, pastoreada por São Marcos; Roma, onde São Pedro foi Bispo era a Sé de toda a Igreja.

Mais tarde o título de Patriarca foi concedido honorificamente aos Arcebispos de algumas cidades como Constantinopla, Veneza, Lisboa. O Patriarca apenas pode convocar e presidir uma reunião de Bispos de sua província eclesiástica.

Papa é um só, porque Cristo deu o poder, sobre toda a Igreja e sobre os demais Bispos, apenas a São Pedro. Por isso a Igreja é monárquica.

Esperando tê-lo atendido, subscrevo-me atenciosamente,

in Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli.