Dogma de fé e verdade de fé
PERGUNTA
Nome:
Déa
Enviada em:

Vi no jornal de uma paróquia um artigo sobre "anjos". Falava-se "Para nós, católicos, a crença na existência do anjo é um dogma de Fé." Logo no próximo jornal saiu uma errata em que dizia: "... artigo sobre anjos, pg. ..., onde diz Dogma de Fé, leia-se Verdade de Fé.

Gostaria de saber qual é a diferença entre Dogma de Fé e Verdade de Fé.

Desde já agradecida, A paz de Cristo!

Déa
RESPOSTA
Prezada Dea, salve Maria!

Um dogma é uma verdade revelada por Deus e confirmada solenemente pela Igreja, implicando a sua infalibilidade. Quem nega um dogma, de modo pertinaz, e sabendo o que faz, automaticamente se coloca fora da Igreja, pois a negação do dogma implica a afirmação que Deus e a Igreja mentiram.

Uma verdade de Fé é uma verdade ensinada pela Igreja mas não de modo tão solene quanto um dogma. A negação de uma verdade de Fé então implica um pecado grave contra a Fé, mas não exclui automaticamente da Igreja.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.