Portas do Inferno
PERGUNTA
Nome:
Eduardo
Enviada em:
Local:
Recife - PE,
Religião:
Católica
Idade:
24 anos
Escolaridade:
2.o grau concluído

Olá Sr. Orlando, sempre estou visitando o site montfort e adoro todos os assuntos abordados, mas uma coisa notei que não há é falando sobre o purgatório e seria bom que vcs colocassem um estudo aprofundado no caderno montfort para melhor esclarecimento dos internautas.

Gostei muito também da explicação no caderno montfort sobre a primazia de São pedro, realmente é um estudo e explicação bem complexos, vc ali fala da barca de São Pedro, as chaves do reino dos céus, apascentar as ovelhas de cristo mas faltou um artigo que seria interessante colocar junto aos demais: "E eis que as portas do inferno nunca prevalecerão sobre ela" que é o versículo que Jesus fala à Pedro sobre que as portas do inferno nunca prevalecerão sobre sua igreja fundada sob ele, mas o q significa esta portas infernais?
RESPOSTA
Muito prezado Eduardo, salve Maria!

Muito agradecido por seu apoio ao site Montfort e por seus elogios. Que Deus o recompense por isso.

Levarei em conta a sua sugestão sobre um trabalho específico a respeito do Purgatório. Só o tempo é que nos preme.

A respeito do significado das "Portas do Inferno" usada por Cristo devo dizer-lhe o seguinte. Porta é o que permite a entrada em um lugar. Portas do inferno seriam então aquelas coisas que levam as almas a cair no inferno. Essas portas, nesse sentido são:

1) A porta da heresia e do erro pecando contra o que se deve crer;

2) A porta do pecado contra o que se deve fazer;

3) A porta do falso amor, da falsa mística, contra o que se deve amar.

São essas as três portas do inferno. Essas portas são o símbolo dos poderes diabólicos, isto é, dos meios que o demônio utiliza para perder as almas. Nosso Senhor porém prometeu que as portas do inferno jamais prevaleceriam contra Igreja, isto é que o demônio, por mais poder que tenha, e por mais que os maus o ajudem, jamais conseguirão vencer a Igreja fazendo com que ela ensine a heresia, o pecado e a falsa mística.

É isto que significam principalmente as portas do inferno. Mas a Igreja sempre vencê-las-á. As portas do inferno não prevalecerão sobre a Igreja de Pedro.

Non praevalebunt !.