Vida após a morte e ressurreição
PERGUNTA
Nome:
Alessandro
Enviada em:

 A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Caro irmão em Cristo, Prof. Orlando,

Primeiramente quero novamente parabenizá-lo pelo belíssimo trabalho de apologética Católica.
Que Nosso Senhor Jesus Cristo mantenha sempre Seus olhos em sua vida.

Escrevo para tirar uma dúvida sobre vida após a morte e Ressurreição.
Me parece estranho a idéia de morrermos e depois estarmos no céu ou inferno e depois ressucitar em um corpo.
Me parece mais lógico a idéia de morrermos e esperarmos a ressurreição final.
O que a Igreja ensina sobre isto? Ah! Obrigado tb pelos esclarecimentos anteriores.

[]s de seu irmão em Cristo,
Alessandro Ricardo Lima

Louvado Seja Deus que Nos Reuniu no Amor de Cristo.
"A Igreja é a Coluna e o Fundamento da Verdade" (1Tm 3,15)

RESPOSTA

Muito prezado Alessandro, salve Maria.

Como agradecer seu desejo tão caridoso de que Deus me mantenha sempre sob seu olhar?
Como o cego de Jericó, tenho pedido sempre: "ut videam, Domine"! Senhor, que eu veja! Porque quero ver sempre a verdade, e cada vez mais claramente.
Mas que Deus me mantenha a vida sempre sob seu divino olhar, foi você a primeira pessoa que me desejou tal graça. Que Deus lhe pague a caridade, como também o recompense pelas boas palavras sobre nosso site e nosso apostolado. Em meio a muito ataques de ódio dos inimigos de Deus -- que se tornaram meus inimigos -- uma palavra de apoio caridoso é uma benção do céu.

Nosso Senhor ensinou, na parábola do rico avarento e do pobre Lázaro, que, logo depois da morte, as almas deles foram julgadas e mandadas imediatamente para o inferno de fogo eterno (Luc XVI, 19 - 31). Por isso a Igreja sempre ensinou que as almas são julgadas logo após a morte no juízo particular, e mandadas ou para o céu, ou para o purgatório, ou ainda para o inferno.

No final do mundo haverá a ressurreição dos corpos e o juízo universal, ao fim do qual Cristo levará os bons em corpo e alma para o céu, e mandará os maus em corpo e alma para o inferno. (Veja o texto do Evangelho que diz isso:
"Apartai-vos de Mim malditos para o fogo eterno etc.. (Mt XXV, 41)
Isso foi sempre ensinado pela Igreja e está em todos os catecismos.

Colocando-me sempre a sua disposição me subscrevo atenciosa e agradecidamente