Evangelho Apócrifo de Tomé
PERGUNTA
Nome:
Mário
Enviada em:

Saudações.

Navegando pelo Espaço do Leitor, no site Montfort, deparei-me com um artigo de um leitor, pedindo esclarecimentos a respeito do Evangelho Apócrifo de Tomé (o artigo se chama Apócrifo de São Tomé). O leitor cita uma suposta frase desse Evangelho: "" O Reino de Deus está dentro de Você e a Sua volta; nao em prédios de madeiras ou pedras. Rache uma lasca de madeira e EU estarei lá; Levante uma pedra e ME encontrará"" Ao que me parece (e não posso dar certeza, por isso peço desculpas) essa frase simplesmente não existe no Evangelho de Tomé como está escrita. Ela é, na verdade, uma construção que utilizou-se de trechos do Evangelho. O trecho "nao em prédios de madeiras ou pedras" é uma invenção. Essa frase é encontrada no filme Stigmata. Como não posso dar certeza a respeito dessa explicação, gostaria que esse fato fosse esclarecido, para que os leitores não confundam transcrição de trechos com invenção de trechos, coisa muito comum, infelizmente, entre aqueles que atacam a Igreja. Agradeço desde já a atenção, e aguardo resposta.

A Paz de Cristo.

Mário

RESPOSTA
Prezado Mário, salve Maria.

O chamado Evangelho de São Tomé é um apócrifo gnóstico, escrito para enganar os cristãos dos primeiros tempos da Igreja.

Ele não pode ser acreditado nem seguido, pois contém doutrina herética.

A frase atribuída ao Evangelho de São Tomé a que você faz referência, de fato, não existe nele, com essas palavras. A frase verdadeiramente existente nesse apócrifo gnóstico é a seguinte:

"77a. Jesus disse: Eu sou a luz que está acima deles todos. Eu sou o todo: o todo saiu de mim e o todo se reuniu a mim.

"77b Rachai uma madeira: eu estou ali. Levantai uma pedra e me achareis".

(Cfr. Evangelho de São Tomé, in Gli Apocrifi del Novo Testamento, 2 vol, sob cuidados de Mario Erbetta, edição Marietti, 1975, I vol. p. 276 coluna b).

Como você pode ver, essas são frases de claro caráter gnóstico, pois insinuam que Deus está substancial e espiritualmente presente em todas as coisas, e afirmam que tudo emanou de Deus.

Já analisei frases do evangelho de São Tomé, extendendo-me mais sobre a Gnose desse apócrifo, ao responder a outro consulente. Creio que a carta está no site Montfort, e tomo a liberdade de pedir-lha que a consulte.

In Corde Jesu, semper,
Orlando Fedeli.