Missa Nova e a infalibilidade do Papa
PERGUNTA
Nome:
Valdemir
Enviada em:
Local:
Rio de Janeiro - RJ,

Saudações, senhores da Montfort,

Claro e objetivo:

1) A Missa nova é herética ??

2) A Missa nova é válida ???

3) Em algum caso positivo de resposta, a infalibilidade do papa ou da Igreja não cai por terra ????

Agradeço e despeço-me.

Valdemir.
RESPOSTA
Muito prezado Valdemir,
salve Maria.

Muito bem. Nada como ser claro e objetivo.

1-A Missa Nova não é herética, mas algumas coisas nela têm sabor de heresia.

Alguns, como o Padre Zundel, que afirmam que o padre transubstancia a assembléia no Corpo de Cristo, afirmam heresia.

2- Normalmente a Missa Nova é válida.

Mas quem usa, para consagrar, matéria diferente da que foi usada por Cristo e que a Igreja aprova, torna a Missa inválida.

3- A infalibilidade do Papa é assegurada por Cristo, e jamais falha. Um Papa só poderia ensinar algo errado, dizem os teólogos, caso não usasse das prerrogativas da infalibilidade.