Finalidades do casamento
PERGUNTA
Nome:
Paulo
Enviada em:
Religião:
Católica

Meu querido Professor Orlando Fideli, a graça e a paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Espero encontrá-lo gozando de perfeita saúde.

Eu gostaria de conhecer o que a Igreja Católica Romana diz a respeito da relação sexual dentro do casamento. A relação sexual deve ser apenas para a procriação? Caso afirmativo, como fica a situação de um jovem casal que não pode ter filhos?

Atenciosamente.

Paulo
o que a Igreja Católica Romana diz a respeito da relação sexual dentro do casn
RESPOSTA

Muito prezado Paulo, salve Maria!

Não me é difícil responder sua questão, pois eu mesmo sou casado e não tenho filhos, infelizmente.

A união conjugal visa primordialmente a geração, e deve ser realizada, em principio, sempre com essa intenção, não fazendo nada que impeça a concepção. Deve-se sempre estar disposto a aceitar os filhos que Deus nos enviar. Entretanto, o matrimônio tem outras finalidades ainda, como ao mútuo apoio dos cônjuges e a estima mútua deles.

Recomendo-lhe que estude algum catecismo mais seguro sobre isso. Há um do Padre Barbara muito interessante.