Jejum
PERGUNTA
Nome:
Fábio
Enviada em:

Querido Prof. Orlando, Salve Maria,

Tenho algumas dúvidas sobre o jejum feito na quaresma: * A Igreja pede para que não comamos carne. Que tipo de carne? Somente carne vermelha ou também de frango ou peixe?

* No jejum também está incluído também o leite e seus derivados?

Um abraço, Fábio
RESPOSTA
Muito prezado Fábio, salve Maria

Somente hoje recebi sua carta que me apresso a responder.

Jejum atualmente, só se faz na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa, de manhã se comem apenas 60 gramas, isto é, meio pãozinho ou uma xícara de café pequeno. No almoço, come-se à vontade, e no jantar 250 gramas, isto é dois sanduíches e meio. Entre as refeições nada se come. Refrigerante não pode ser tomado pois tendo açúcar, alimenta.

Pode-se comer queijo sim, abstinência é só de carne de boi, frango, porco etc. Peixe não é carne vermelha, e pode ser comido em dia de abstinência. O jejum obriga as pessoas batizadas desde os 18 anos até os sessenta anos. Uma pessoa doente ou uma mulher grávida estão dispensados do jejum. Havendo dúvida, escreva-me.

Um abraço do Professor Orlando