Divórcio
PERGUNTA
Nome:
Pablo
Enviada em:
Local:
Rio de Janeiro - RJ,
Religião:
Católica
Idade:
22 anos
Escolaridade:
Superior em andamento

O Divorcio é Pecado? Mesmo que não se estabeleça nenhuma relação com outra pessoa?

Mandar Referencia.
RESPOSTA

Prezado Pablo, salve Maria.

O Divórcio é condenado por Cristo. Você deve se lembrar das palavras de Nosso Senhor:

"Não separe o homem, a quem Deus uniu".

De modo que ninguém pode se divorciar. Se acontecer que um cônjuge é abandonado, e sofre porque quem abandonou o lar injustamente pede divórcio, nenhum dos dois pode casar-se de novo.

O divorciado que se casa de novo, ou que tenha relações com outra pessoa, comete adultério. Isso foi o que o próprio Jesus Cristo nos ensinou no Evangelho, e ninguém pode mudar essa doutrina.

Entretanto, se o divórcio é sempre condenável, por vezes, as circunstâncias exigem uma separação do casal, sem porém dar o direito a casar-se novamente. Por exemplo, se há risco grave de vida para um cônjuge, ou se brigas contínuas e graves comprometem a educação dos filhos, o cônjuge correto pode separar-se do pecador, sem porém poder contrair novo casamento, devendo viver em castidade completa, como se fosse um religioso.

Se você procurar no site Montfort, encontrará os argumentos condenatórios do divórcio, segundo a doutrina católica.

Esperando tê-lo atendido, me subscrevo atenciosamente.