Tatuagens
PERGUNTA
Nome:
Osmário
Enviada em:
Local:
Bodocó - MA,
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior incompleto

Caro Fedelli,

Estava pesquisando e entrei no seu site por acaso. Andei lendo a parte de respostas... Enfim, achei que poderia me informar a respeito de uma questão que surgiu estes dias quando eu e alguns amigos estavamos na praia. Tatuar imagens sagradas no corpo é pecado? Me refiro a imagens como Santos, Crucifixos, etc...

Explicarei: Eu e meus amigos estavamos na praia esses dias quando começamos a reparar nas tatuagens que desfilavam por ali. Algumas delas tinham retratadas imagens sacras, como as que eu me referi acima. Passou-se, então, a se discutir se aquilo era ou não errado. Pois bem, argumentou-se que dependendo do lugar não era pecado e, um dos meus amigos chegou a afirmar, peremptoriamente, que em alguns paises orientais ( e na região dos balcãs se não me engano) os cristãos tatuavam esses simbolos no corpo para mostrar devoção, etc. Enfim... Qual o certo?

Aguardo resposta.

Osmário
RESPOSTA
Prezado Osmário, salve Maria.

Nosso corpo é templo de Deus e devemos respeitá-lo.

Por isso, Deus determinou:

"Não fareis incisões na vossa carne, por causa de algum morto, nem fareis figura alguma ou sinais sobre o vosso corpo" (Levítico, XIX, 28).

Portanto, toda tatuagem é má. E, se a tatuagem é de uma imagem religiosa, é pior ainda. Além do desrespeito do corpo, haverá o desrespeito da imagem sagrada.

Quem costumava tatuar o corpo eram os selvagens. Mais tarde isso passou a ser um vício característico de piratas, bandidos, presidiários. Hoje, esse mau costume se disseminou no meio do povo todo. Nem por isso ele ficou bom.