Ciência e Fé

Dúvidas sobre o Sudário
PERGUNTA
Nome:
Ronaldo da Silva de Abreu
Enviada em:
Local:
Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Eu também acredito na veracidade do Sudário e achei o seu artigo ótimo. Contudo, tenho umas dúvidas levantadas por céticos:

- o cabelo na imgem não teria de estar para trás e não caindo no ombro?
- os braços não estão demasiadamente longos?
- a orelha não deveria aparecer de lado na imagem?

Muito grato pela atenção
Sds
Ronaldo Abreu
RESPOSTA

Prezado Ronaldo, salve Maria

Muito obrigado pelo elogio e pela confiança em nos consultar.

Suas três perguntas: posição do cabelo, tamanho dos braços e posição das orelhas de Nosso Senhor caem na mesma resposta.
Devido a rigidez cadavérica, Nosso Senhor foi colocado no Sudário quase na mesma posição da cruz, a menos dos braços, que foram deslocados sobre o abdomem, rígidos e retos.

Como está colocado no artigo do site, a figura é uma projeção ortogonal sobre o lençol, muito provavelmente provocada pela irradiação da Ressurreição, que curiosamente se projetou apenas na direção frontal - dorsal. Por isso não aparece a lateral do corpo em VG (verdadeira grandeza) e sim apenas a projeção em linha reta que sai do corpo e chega perpendicularmente ao pano. Assim as orelhas não aparecem.

Como os braços estavam rígidos e esticados paralelamente ao lençol, aparecem em VG, o que dá impressão de serem maiores proporcionalmente às pernas que ainda estavam dobradas devido a sobreposição de um pé que foi pregado sobre o outro na crucificação.

O cabelo está rebatido lateralmente pelo fato da cabeça estar amparada sobre o lençol.

Meu caro Ronaldo, acompanho as notícias sobre o Sudário já a algum tempo, e nunca vi nenhum - repito: nenhum - argumento sério contra a sua autenticidade. Na maioria das vezes são medíocres, e só revelam ódio.

Não hesite em nos consultar novamente.

Ad majorem Dei Gloriam

Sidney Gozzani