Defesa da Fé

Como saber qual a verdadeira religião?
PERGUNTA
Nome:
Alexandre Augusto de Almeida Aguiar Junior
Enviada em:
Local:
Ourinhos - SP, Brasil
Religião:
Católica

Olá Orlando,

Primeiramente parabéns pelo site...

As minhas perguntas, que aliás ninguém nunca respondeu são as seguintes:

Eu sempre fui católico... portanto, desde pequeno eu aprendi que Deus criou o homem, que pecou e se afastou de Deus... depois Ele enviou seu filho... que morreu na cruz para nos perdoar de todos os pecados.... que a bíblia foi inspirada por Deus... etc... Porém como eu posso ter certeza de que tudo isso é verdade?

Eu fico imaginando, por exemplo, se eu tivesse nascido no Oriente Médio.... com certeza eu estaria defendendo o islamismo, Maomé com toda a convicção possível... afirmaria com toda a certeza que o Alcorão é o verdadeiro e único livro inspirado por Deus... claro que sem ter como provar minha afirmação. Ou então não precisaria nem ir tão longe, bastaria eu ter nascido na casa do meu vizinho e eu estaria defendendo o protestantismo com cem por cento de convicção...

O que eu estou querendo dizer é que com todas as milhares de seitas e religiões que existem e já existiram até hoje, cada uma alegando ser o único caminho até Deus(aliás cada uma possui um deus diferente das outras) como eu posso ter certeza de que justamente o catolicismo é a correta?

Cada religião alega ser divinamente inspirada, alega possuir os verdadeiros mandamentos e dogmas inspirados por seu deus (ou deuses)... porém nenhuma delas, incluindo o cristianismo, possuem nenhuma prova concreta disso, a não ser testemunhos de homens, geralmente de seus fundadores...

A própria bíblia possui muitos erros, só citando poucos exemplos.... o caso da criação do universo, hoje sabe-se que a Terra foi se transformando durante bilhões de anos, que os animais (incluido o homem) foram evoluindo uns apartir dos outros (como pode ser provado através dos fósseis ,da genética) não sendo verdade portanto que os animais foram criados da forma como está descrita na bíblia. Isso ainda sem citar outros acontecimentos que são fisicamente impossiveis, como o da Arca de Noé, pois seria impossível todos os animais do mundo caberem em 1 arca daquele tamanho e ainda a impossibilidade de se alimentar todos durante 40 dias...
Diante de tudo isso como nós podemos ter certeza de que a bíblia foi mesmo inspirada por Deus e não inventada por homens como tantos outros livros religiosos? Como nós podemos saber se Jesus foi mesmo filho de Deus, se é que pode ser provado que ele sequer existiu...

Que provas possui o catolicismo (que as outras religiões não possuem) de que é verdadeiro?

Eu queria muito ter certeza de que o que a Igreja diz é verdade, porém não adianta querer uma coisa se no fundo a razão não concorda com a fé...
RESPOSTA

Muito prezado Alexandre,
Salve Maria.

     Você deveria saber que a Fé exige antes que se tenham os preâmbulos da Fé, que são verdades racionais que dão fundamentação à Fé. Assim antes de crer no que Deus revelou, tem que se ter a prova de que Deus existe. Ora, a existência de Deus é verdade ao alcance da razão. Ela pode ser racionalmente provada.
     No Credo não dizemos: “Creio que Deus existe”. Dizemos que cremos no que Ele disse. No que Ele revelou sobre Ele mesmo.

     A religião verdadeira não pode ter contradições. As falsas religiões necessariamente tem que ter contradições. A mentira é contraditória.

     Veja que você tem dúvidas sobre o que diz a Sagrada Escritura a respeito da criação do mundo e do homem. Dizendo que o que conta a Bíblia está em contradição com o que lhe diseram que a Ciência provou. Mas, você crê no que lhe disseram que a Ciência provou. Sem fazer exame maior. Você crê na evolução  que é uma "historinha da carrochinha para adultos". E essa é uma afirmação de um cientista evolucionista.
     Nunca se deu uma prova científica qualquer da evolução. Leia o trabalho que publicamos contra a evolução no site Montfort.

     Você fala que o universo se transformou em bilhöes de anos. E no que isso contraria a Bíblia?
     Você me dirá que segundo a Bíblia o mundo foi feito por Deus em seis dias.
     E como poderiam ser dias de 24 horas, se esta escrito que o sol foi feito no quarto dia?
     E de onde viria a luz feita no primeiro dia? Teria vindo essa luz de alguma usina hidrelétrica?

     Meu caro, a coisa não é assim tão simples.

     No primeiro dia Deus fez a luz. Ora, sabe-se que o universo começou com uma imensa explosão de luz — o big bang. Mas de onde veio a matéria que explodiu? Foi comprada no SuperMercado?
     A ciência não sabe responder a essa questão. Os cientistas ateus apenas recuam o problema para épocas anteriores infindavelmente. Deus fez o mundo do Nada. E criada a matéria prima em forma de luz – a luz do primeiro dia que não veio do Sol - essa matéria explodiu dando origem ao universo atual. Ora toda explosão, de si mesma, é desordenadora. Entretanto, o Big Bang foi uma explosão que foi ordenando as coisas no universo. Assim como num motor de automóvel a explosão é controlada, assim também a explosão do Big Bang foi controlada. No automóvel, a explosão da gasolina no motor é controlada para mover as rodas. Assim também, no universo, a explosão foi tão bem controlada que o universo ficou prontinho para a Terra poder ser habitada.

     E julgar que o homem veio de um animal é um relincho. Relincho,sim, porque todo efeito é menor que sua causa. Ou se lhe facilitar, toda causa tem que ser maior que o seu efeito. Ora, na evolução, a causa seria sempre menor que o seu efeito. O que é um absurdo. (e se você não entendeu o que acabo de lhe dizer, verifique as provas no nosso trabalho contra a evolução pulicado no site Montfort).
     E você já viu algum animal em estado evolutivo?
     Nunca se encontrou nenhum. Porque não se achou nunca um fóssil intermediário entre um animal e um ser humano.
     Mais ainda. Todos os humanos fósseis apresentados como antepassados do homem e como intermediários entre os macacos e o homem foram provados terem sido fraudes. Veja as provas disso no nosso tarbalho contra o evolucionismo no site Montfort.