Defesa da Fé

Bula Cantate Domino: Fora da Igreja não há salvação
PERGUNTA
Nome:
Ricardo
Enviada em:
Local:
Sorocaba - SP, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau concluído

Prof. Orlando e amigos da Montfort estou enviando parte do texto da Bula Cantate Domino de Eugênio IV durante o Concílio de Florença que compreende a profissão da verdadeira Fé na Trindade, em Cristo, na Criação livre e universal de todas as coisas por um só Deus, o cânon das Sagradas Escrituras, o sentido e a caducidade dos ritos do Antigo Testamento, a bondade de todas as coisas criadas como obras de Deus, a unicidade e necessidade da Igreja, a canonicidade dos primeiros concilios ecumênios.

Da parte que a bula fala da Igreja

[A sacrossanta Igreja Romana(...)] crê firmemente e professa que "ninguém que não esteja dentro da Igreja Católica - não só pagãos, mas também judeus ou hereges e cismáticos - poe tornar-se participante da vida eterna, mas irá para o "fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos" (Mt 25,41) a não ser que, antes da morte, se una a ela; e que é tão importante a unicidade do corpo da Igreja que só aos que nela permanecem lhe aproveitam, para a salvação, os sacramentos da Igreja e [lhes] dão prêmios eternos os jejuns, as esmolas e as demais obras de piedade e os exercícios do dever cristão. E que ninguém, por mais esmolas que dê, ainda que derrame seu sangue pelo Nome de Cristo, pode salvar-se se não permanecer no seio e na unidade da Igreja Católica.

Tenho certeza que os que defendem o ecumenismo jamais leram tal bula, e o que pensar que muitas vezes são padres, bispos a defenderem tal heresia enquanto deveriam estar a proclamar a verdadeira e única doutrina da Igreja Católica, esposa imaculada de Cristo.
Saudações.
Ricardo
RESPOSTA

Muito prezado Ricardo,
Salve Maria.

     Muito obrigado por essa citação de um Concílio tão contrário ao ecumenismo do Concílio Vaticano II.
     Esse texto mostra como o Vaticano II mudou a doutrina da Igreja católica, fora da qual não há salvação.
     Deus lhe pague.