Defesa da Fé

Conversão dos judeus
PERGUNTA
Nome:
Hugo Souto Kalil
Enviada em:
Local:
Sobradinho - DF, Brasil
Religião:
Católica

Professor Orlando e amigos da Associação Montfort,

Brevemente, gostaria de agradecer pela generosidade das obras de misericórdia espiritual que, ainda que não direcionadas especificamente para mim, recebi de cada um dos escritores da Montfort. Seria mesmo difícil explicar o quanto esse sítio na internet me ajudou e ainda tem ajudado a crescer na fé por meio do conhecimento de nossa Santa Igreja.

Conheci o professor Fedeli pessoalmente, em Brasília, no ano passado, e por isso lhe envio especial saudação, com meu abraço afetuoso de pupilo, e esperando reencontrá-lo em breve.

Essa é a primeira de duas cartas que lhes escrevo, para tirar uma dúvida em escatologia.

A conversão dos judeus é um evento considerado como certo no fim dos tempos?

Gostaria de saber indicações de leitura sobre de onde se conhece essa profecia - os livros da Sagrada Escritura que fazem menção, textos do magistério ou dos Santos Padres.

Desde já agradeço, recomendando-me às suas orações, e com votos de uma quaresma de espiritualidade intensa.

Respeitosamente,
Hugo Kalil.
RESPOSTA

Muito prezado Hugo,
Salve Maria.

     Fico muito agradecido por suas palavras.

     A conversão dos judeus está expressamente profetizada por São Paulo na epístola aos Romanos XI, 1 a 13, onde, entre outras coisas, o Apóstolo diz:

"Porventura tropeçaram eles [os judeus] de maneira a cairem paar sempre? Não certamente. Mas pelo seu delito, veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. Ora, se o seu delito foi a riqueza do mundo, e a sua redução a riqueza dos gentios, quanto mais será a sua plenitude?" (Rom. XI 11-12)

     Também no Deuteronômio XXX, Moisés fala da conversão futura dos judeus.
     E na VI carta do Apocalipse se diz que:

"Eis que Eu te darei da Sinagoga de Satanás os que dizem ser judeus, e não o são, mas mentem; eis que farei com que eles venham a ti e se prostrem a teus pés e conhecerão que Eu te amei" (Apoc. III 9)