Defesa da Fé

Igreja ´aggiornata`
PERGUNTA
Nome:
Vladimir Antonio Sesar
Enviada em:
Local:
São Bernardo do Campo - SP, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior incompleto
Profissão:
Administrador de Sistemas

Bom dia meu estimado professor Orlando!

Com muita alegria mando esta carta agredecendo a aula que o senhor ministrou ao meu amigo Albert e a mim, hoje de manhã em sua casa.

Bom, mas depois refleti um pouco sobre o que falamos, e cheguei a uma dúvida muito curiosa sobre o que Senhor comentou de Joao XXIII, mais precisamente de um comentário dele sobre a Igreja. O então Papa havia dito que agora a Igreja teria que viver um "Aggiornamento", ou seja, viver todo dia um dia diferente, isso em relação a doutrina, santa e imutavel doutrina, e suas adaptações ao doce e amoroso ecumenismo do Concilio.

Ok! Todo dia entao é um novo dia para a Igreja. Entonces! O que teriamos que fazer ao levantarmos de manhã bem cedo, antes de pegar o jornal ou tomar o café...ligar para o Vaticano??? perguntando: E aí, e hoje, posso acreditar em que?
Ou talvez até difundir um programa de rádio mundial...quem sabe..."Café com o Papa" seria um bom nome...

O problema é que nem as 24 horas de um dia são esperadas hoje, pelos padres pops e inovadores, para introduzir mais um adereço a doutrina...

Rezemos por essa gente...

Um grande abraço e fique na paz de Deus,

Vladimir A. Sesar
RESPOSTA

Muito prezado Vladimir,
Salve Maria.

    Sua pergunta é bem procedente. De fato, João XXIII pediu que a Igreja Católica, no Concílio Vaticano II, não só se modernizasse e que se atualizasse, mas pediu mais ainda: que a Igreja ficasse "aggiornata", isto é, que se tornasse uma Igreja de hoje.
    Mas, então, a Igreja de hoje, amanhã se tornaria ultrapassada.
    Passados 40 anos do Vaticano II, a Igreja aggiornata de João XXIII está envelhecida, encarquilhada.
    Uma Igreja aggiornata, deveria se modificar todo dia. A Igreja Nova do Vaticano II, sendo aggiornata, seria, de fato, uma Igreja descartável.
    Para que então aderir a uma igreja de hoje, se amanhã ela estará superada, e deverá ser aggiornata de novo?
    E assim todo dia?
    Você tem muita razão, perguntando se os católicos então deveriam telefonar ao Vaticano, de manhã cedo, perguntando em que deveriam crer, hoje, e qual seria a moral do dia.
    A Igreja aggiornata parece com a meteorologia: está sempre mudando.
    Ora, Cristo Deus afirmou que passariam os céus e a terra, mas que suas palavras não passariam. Assim, como Cristo é sempre o mesmo ontem, hoje, e sempre, assim a Igreja Católica Apostólica Romana, Corpo Místico de Cristo, é sempre a mesma, ontem, hoje e sempre.
    Deus não muda. A verdade católica não muda. A moral não muda. Nem um só jota da lei será tirado.
    E os defensores da nova igreja e da nova moral aggiornatas querem tirar da lei todo o alfabeto.
    Sejamos então contra o aggiornamentto da Lei de Deus, da Verdade revelada e da Igreja Católica Apostólica Romana, fora da qual não há salvação.
    E veja como está a igreja aggiornata: ela desafina com o Padre Marcelo, Rossi, delira com o Padre Jonas Abib, faz comunismo com Frei Betto e com o ex frei Boff.
    Nós cremos na Igreja que não muda. Somos Católicos Apostólicos Romanos, e temos uma Fé imutável de uma Igreja imutável de um Deus que jamais muda.