Defesa da Fé

Jansenismo
PERGUNTA
Nome:
Talita
Enviada em:
Local:
Brasília - DF,
Religião:
Católica
Escolaridade:
2.o grau concluído

Paz e Bem Sr. Orlando!!..

Bem mais uma vez venho super feliz visitar seu site onde posso esclarecer muitas dúvidas, não só minhas mas de outras pessoas. Muito obrigada.

A minha pergunta é a respeito de "jansenismo"o que vem a ser isso?. Li um artigo no seu site onde nada conseguir entender com muita clareza. Gostaria então que o Sr. se puder, me responda pois odeio ficar encucada. Desde já agradeço tua total atenção em me responder.

Obrigada

E que o Nosso Senhor lhe acompanhe nesta missão...

Amém.

RESPOSTA

Muito prezada Talita, salve Maria.

O Jansenismo foi uma heresia que surgiu na França e Bélgica, no século XVII e se desenvolveu no século XVIII.

Ela tem esse nome porque a seita seguia as idéias do Bispo de Yprès, Jansênio. O Jansenismo era uma versão disfarçada da heresia do calvinismo, uma das seitas do protestantismo. Para o Jansenismo, os homens já nasciam predestinados ao céu ou ao inferno, nada podendo mudar esse destino. Deus então era cruel e injusto, pois que já criava alguns para irem ao inferno. Para o jansenismo, no fundo, o homem não teria livre arbítrio, não teria liberdade: estava destinado a fazer o que lhe acontecia na vida.

Os jansenistas, como os protestantes, detestavam a devoção a Nossa Senhora, e eram contra a comunhão freqüente. Também eram contra a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Como os protestantes também eles eram contra o Papa.

Havendo tempo, farei um trabalho mais pormenorizado sobre o jansenismo. Por hoje, creio que essas poucas indicações lhe ajudarão.