Defesa da Fé

Adventismo
PERGUNTA
Nome:
Gizeli
Enviada em:
Local:
Florianópolis - SC,
Religião:
Protestante
Idade:
23 anos

Olá.

Eu trabalho com uma amiga católica e ela me indicou este site para dar uma olhadinha. Ela falou que tinham vários questionamentos interessantes sobre a Igreja Católica e inclusive algumas questões relacionadas aos Adventistas (Religião a qual pertenço). Fiquei curiosa e resolvi dar uma olhadinha.

O que eu encontrei me decepcionou bastante.

Eu pensei que iria encontrar uma troca de informações sobre determinados assuntos que divergem da igreja Católica para a Adventista (como Sábado, adoração, alimentos etc).

No entanto, o que eu vi foi uma discussão tão fria e sem respeito nenhum por nenhuma das duas religiões. Um querendo espetar o outro e talvez com isso tentar mostrar quem é o melhor. Fiquei tão chateada de ver uma pessoa tão instruída como o senhor Orlando e uma adventista (que sabe que uma das maiores virtudes de uma cristão é a mansidão e domínio próprio) trocando ofensas.

É claro que a igreja Adventista não compartilha da mesma crença que os Católicos, mas onde está o respeito entre os cristãos? Por que ficar se pisando?

Quanto à idéia de que os Adventistas estão marcando o dia da volta de Cristo, você sabe senhor Orlando que não é verdade. A igreja Adventista surgiu por volta de 1860 decorrente justamente deste grande desapontamento de 1844. Eu explico: Guilherme Miller, que pertencia a doutrina Batista, ou metodista não me lembro bem (e me corrija se estiver errada) desvendou a profecia das 2300 tardes e manhãs onde dizia que ao final deste período o santuário seria purificado. Fazendo os cálculos ele chegou na data de 22 de outubro de 1844 e anunciou a todos. Bem a história o senhor conhece, Jesus não voltou.

A partir dai, várias pessoas ficaram desiludidas com a fé que tinham e largaram as igrejas que pertenciam. Um pequeno grupo de pessoas (mais ou menos 6 pessoas) entre elas Thiago White e Ellen White, resolveram estudar mais profundamente a profecia pois acreditavam que Guilherme Miller pudesse ter cometido algum erro. Surgiu então a Igreja Adventista por volta de 1860, logo não podería ter sido os Adventistas quem marcaram a data. E mesmo se fosse, todos nós cometemos erros.

Agora outra questão:

Sabe senhor Orlando eu respeito muito os católicos (até porque tenho familiares católicos, entre eles meu pai, e fui católica por 18 anos) e sei o quanto a Virgem Maria é importante para vocês, mas a volta de Jesus também é importante para os Adventistas, e da mesma maneira que o senhor não quer que desrespeitem Maria, nós não queremos que fiquem gozando da nossa doce esperança. Quando o senhor ri por estarmos esperando Jesus para "breve" nos ofende muito. O senhor como conhecedor da bíblia sabe que Jesus prometeu voltar, quando ele estava indo para os céus os discípulos ficaram chorando mais os anjos os consolavam dizendo que o mesmo Jesus que eles estavam vendo subir, voltaria para buscá-los. E também no evangelho de João é dito no capítulo 14 1 a 4 que Jesus iria preparar um lugar para nós,e voltaria para nos buscar.

Eu concordo quando o senhor diz que a hora e o dia somente o pai que está nos céus é quem sabe, e é por isso que aguardamos a volta de Jesus, mas sem marcas datas, e esse "breve" não significa que será amanhã significa que deveremos estar preparados, ele serve como um alerta.

Sabe, eu não concordei nenhum pouco com a maneira que a minha irmã adventista conduziu o rumo da discussão, ela foi muitas vezes inconveniente, mas o senhor também não se portou como um detentor da verdade. Quando temos certeza do que cremos devemos ser compassivo, humildes e mansos. Faltou um pouco de respeito um pelo outro.

Mas eu admiro o seu trabalho, é importante manter os membros de nossa igreja bem informados sobre a doutrina que seguem, eu não tive isso no tempo em que era católica, ninguém me explicava nada, e acabei encontrando as respostas em outro lugar. Graças a Deus estou completamente realizada na minha igreja.

Quanto à virgem Maria, sem discussão. O senhor diz que não respeitamos ela, mas respeitamos sim, afinal de contas ela foi mãe de Jesus, do Jesus que tanto amo. A única diferença é que não lhe prestamos culto. Mas ela sempre estará em minha lembraça e a ela sustento grande respeito e admiração.

Espero não ter sido grosseira, não é esse o meu objetivo. Acredito que o mais importante é a fé em Jesus e o respeito entre os cristãos.

Um grande abraço e que Deus lhe proteja. Amém.
RESPOSTA
Prezada Gizeli, salve Maria.

Muito agradeço sua carta e o tom elevado educado que você empregou. Que Deus lhe pague e lhe dê as graças necessárias para voltar à Igreja Católica que você, infelizmente, deixou. De modo algum você me ofendeu, nem magoou pessoalmente. Pelo contrário deu-me alegria ler sua carta.

Lamento que, quando você procurou sanar suas dúvidas sobre a doutrina católica, não tenha encontrado um sacerdote zeloso que a ajudasse. Como gostaria de ter conversado consigo nessa ocasião!

Maria Santíssima não é "importante" para nós, apenas. Ela é necessária para que nos salvemos -- de necessidade hipotética e não absoluta como é Cristo -- mas necessária, por vontade de Deus, já que Ele quis vir ao Mundo por meio dela. A salvação de Cristo, único nome pelo qual somos salvos, nos veio ao mundo por meio de Maria. E todas as graças que recebemos nos vem por Maria, Medianeira de todas as graças.

Fico contente por sua afirmação de crença em Cristo. Mas permita-me dizer-lhe que essa crença exige crer em tudo o que Ele nos disse.

Por exemplo, Ele nos disse que não crêssemos quando alguém -- Miller ou White -- nos dissessem que Ele está aí. Porque Jesus nos disse que viria só para julgar os vivos e os mortos no juízo final, que ninguém sabe quando será. Ora o adventismo cria a expectativa que Cristo está para chegar. É o que se lê nos outdoors anunciando a chegada de Cristo na marginal do Tietê.

E Ele não vem. E essa decepção continua e repetida só serve para desmoralizar a Fé.

O adventismo é uma forma de milenarismo. E sobre o adventismo milenarista e messiânico gostaria o que você lesse o livro de Gershom Scholem sobre o messianismo cristão e o judaísmo "Messainic Ideas in Judaism".

Disse-lhe que devemos crer em tudo o que Nosso Senhor nos disse. Inclusive que fundou a sua Igreja sobre Pedro, a quem Ele mandou que confirmasse a seus irmãos e pastoreasse as suas ovelhas. Não há nem um palavra de Cristo dando as chaves do Reino dos Céus a Hellen White. Ela é uma falsa profetisa auto-nomeada e promovida. Quem segue Hellen White não segue a Cristo. Não se pode servir nem seguir a dois senhores.

Compreendo perfeitamente sua decepção com nosso site Montfort. Sendo você adventista só podia ficar decepcionada, lendo a história da decepção adventista com o fracasso das interpretações dessa seita sobre o advento de Cristo em 1844.

Adventismo e decepção são sinônimos. Se você continuar adventista, continuará decepcionada. Ainda que não o diga, nem o confesse. No fundo de sua alma a decepção roerá a sua fé enganada.

Lamento as duas coisas: que você tenha deixado a Igreja verdadeira, e que fique decepcionada.

Este site não existe para "trocar informações" com membros de seitas, mas para defender a Fé, fortalecer e instruir os que buscam a verdade, e procurar converter hereges e ateus. O que, graças a Deus temos conseguido em muito bom número. Inclusive de adventistas.E escrevendo esta resposta a você, fico rogando a Deus, que, por meio da Virgem Maria, lhe conceda a graça de ver a verdade.

E se você estiver interessada em saber a verdade sobre o catolicismo e o adventismo, escreva-me, peço-lhe, que a atenderei com alegria.

O respeito pelas pessoas, e mais do que o respeito, a caridade, nos impõe o dever de salvar as almas, nos impõe a obrigação de argumentar para mostrar-lhes que a única Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo é a Igreja Católica Apostólica Romana.

É isto que visei escrevendo-lhe. Espero que não a tenha nem ofendido nem magoado, por que foi somente o amor à verdade e Nosso Senhor que me moveu a escrever-lhe. Como me move a escrever, há anos, tantas cartas e a dar, há 50 anos tantas aulas. "Amor mi mosse che mi fa parlare".

Esperando continuar nossa correspondência e na esperança imensa de que você volte a ser minha irmã em Cristo na Igreja Católica, me despeço muito atenciosamente.

In Corde Jesu, semper, Orlando Fedeli