Defesa da Fé

Anglicanismo
PERGUNTA
Nome:
Carlos
Enviada em:
Local:
Belo horizonte - MG,
Idade:
30 anos
Escolaridade:
Pós-graduação em andamento

Saudações e cumprimentos pela manutenção de um site de opinião "extra-oficial", porém basilar, do catolicismo.

Minha dúvida é sobre a Igreja Anglicana. Segundo pregam, eles são cismáticos, do mesmo modo que as Igrejas Ortodoxas (tanto que cultuam Miguel Cerulário), todavia, adotaram, posteriormente, princípios protestantes, sem, contudo, deixar de serem católicos.

Isso procede? O Episcopado deles é válido? E seus sacramentos? A doutrina deles - tive acesso a vários artigos e estudos - é muito próxima da nossa. Inclusive a visão do culto aos santos é, de certa forma, mais próxima à nossa do que em Igrejas Orientais (que não crêem em Juízo Particular).

Gostaria, enfim, de exclarecimentos gerais sobre esta Igreja, porque alguns parentes meus estão a frequentá-la. Aspectos históricos, enfim, o que o senhor puder dizer.

Finalmente, gostaria de fazer uma sugestão ao site. Como ele cresce, seria bom se houvesse um sistema de busca e pesquisa, de temas e artigos. Facilitaria a navegação.

Fraternalmente,

Carlos
RESPOSTA

Muito prezado Carlos, salve Maria!

Muito lhe agradeço suas palavras de elogio a nosso site, que não é nem oficial, nem oficioso. O Site Montfort é apenas o resultado do trabalho de leigos católicos, que exercem o seu dever e o seu direito de defender a Fé, na medida de suas capacidades, tal como foi reconhecido até pelo Vaticano II.

Agradeço-lhe também a sua sugestão para a melhoria do site, sugestão que será atendida logo mais, pelas mudanças que nosso webmaster está realizando no site.

Os anglicanos além de cismáticos, hoje, são hereges, pois que recusam doutrinas dogmáticas da Igreja. Ainda recentemente, eles caíram em erros muito graves permitindo aborto, a ordenação de mulheres, e nomeando um "bispo" confessadamente homossexual, fato que está produzindo grandes protestos entre os membros do anglicanismo.

Por outro lado, a Igreja, desde o tempo do Papa Leão XIII , tendo estudado as sagrações e ordenações anglicanas, chegou a conclusão e decretou que tanto as sagrações de Bispos, quanto as ordenações anglicanas são nulas. Portanto, eles nem possuem Bispos com sucessão Apostólica, nem sacerdotes validamente ordenados. Daí, todos os seus sacramentos serem nulos, com exceção do Batismo.

Quanto aos cismáticos orientais, eles têm sucessão apostólica e suas sagrações e ordenações, embora ilícitas, são válidas. Entretanto, a participação aos sacramentos dessa igreja é ilícita, exceto em casos excepcionais previstos pela Igreja, como seria a aceitação deles, por necessidade absoluta, em artigo de morte.

In Corde Jesu, semper,

Orlando Fedeli.