Defesa da Fé

Intercessão
PERGUNTA
Nome:
Ana
Enviada em:
Local:
Recife - PE,
Religião:
Católica
Escolaridade:
Pós-graduação concluída
Profissão:
Adm de Empresas

Prof. Orlando Fedeli, Salve Maria!!!
Conforme previa, na outra carta, minha amiga que é adventista do sétimo dia já está me questionando várias coisas. Ela já concordou e entendeu nosso culto a imagem mas não entende e não aceita a interceção dos Santos de Nossa Senhora por nós, pois para ela, quando morremos ficamos dormindo. Falei para ela que se dormíssemos Jesus não teria dito ao ladrão "bom" que em breve estaria com ele no paraiso. Mas não fui convincente. E lendo uma de suas cartas de resposta o Sr. cita que:
"Assim o homem, quando dormir, não ressuscitará, até que o céu seja consumido, não despertará, nem se levantará de seu sono" (Jó, XIV,12). Que é exatamente no que ela se apega para me questionar.
A questão é que estou sem argumentos embora em nada tenha abalado a minha fé, os argumentos por ela utilizados.
Oura coisa que ela me questionou, foi a preservação do sábado, mas ela não aceitou meus argumentos que até Jesus trabalhou no sábado e foi acusado por isso no seu julgamento. Argumentei da ressurreição no domingo, mas ela não aceitou.
Enfim sou leiga e vejo o quanto estou distante de poder honrrar a Jesus e Nossa Senhora em defesa da nossa igreja.
Portanto mais uma vez venho pedir-lhe ajuda para que eu possa contra argumentá-la!!!!
Muito obrigada pela atenção, que Nossa Senhora o acompanhe sempre,
Ana Luiza

RESPOSTA

Muito prezada Ana Luiza,
salve Maria!

    Converter uma pessoa que está na heresia é, em certo sentido, um milagre da graça.
    Você deve rezar muito por sua amiga.
    Não acredite que ela esteja tão firme quanto ela aparenta.
    Suas palavras e argumentos são sempre acompanhados pela graça atual de Deus, que  incita a ela a que aceite a verdade e que mude. Ela deve estar sofrendo bastante por resistir à graça de Deus.
    Sobre a intercessão dos santos -- e, portanto, também de Nossa Senhora -- mostre-lhe o texto do livro de Jó, onde se lê que Deus diz aos amigos de Jó:
    "Tomai, pois, sete touros e sete carneiros, ide a meu servo Jó e oferecei um holocausto por vós, e o meu servo Jó orará por vós; admitirei propício a sua intercessão para que se vos não impute essa estultícia" ( Jó, XLII, 8).
Há muitas passagens da Sagrada  Escritura que confirmam a doutrina da intercessão.
    Dou-lhe algumas passagens sobre intercessão:
    Ex. XXXI, 11;
    Gen. XVIII, 26-32;
     Gen. XIX, 21;
    Gen. XX, 7;
    Gen. XXVI, 24;
Gen. XLIV, 32.
Num. XI, 1-3
Ex. XVII 11;
 Ex. XXXII, 30-32.

    E não diga ela que esses exemplos de intercessão são orações de pessoa viva, na terra, por outra, porque há casos em que Moisés roga a Deus pelos méritos de Abraão, Isaac e Jacó, que já haviam materialmente morrido e que o próprio Cristo diz estarem vivos.
    Mostre ainda a ela que, nas Bodas de Caná, Nossa Senhora intercedeu pelos noivos, e foi atendida por Cristo, embora Ele dissesse que ainda não chegara a hora de Ele fazer milagres.
    Quanto à frase do livro de Jó que diz:
 "Assim o homem, quando dormir, não ressuscitará, até que o céu seja consumido, não despertará, nem se levantará de seu sono" (Jó, XIV,12), ela significa que o homem , quando morrer, só ressuscitará no fim do mundo. Se dormir significasse, aí, literalmente apenas dormir, o texto deveria ter concluído com acordará, em vez de dizer ressuscitará. Porque quem está dormindo, só acorda, e não ressuscita.
    Sobre a questão do domingo, procure no site que já tratei longamente desse ponto .
    Eu a aconselho a argumentar falando de Ellen White.
    Os adventistas são contra Nossa Senhora, e seguem uma mulher que se auto proclamou profetiza.
    Diga à sua amiga que ela não segue a Bíblia, mas segue a "papisa" Ellen White.
    Também no site Montfort, há muitos textos mostrando o ridículo das profecias de fim do mundo, segundo os livros dos próprios adventistas. Use esses textos para argumentar com ela.
    E reze bastante por sua amiga, e dê-lhe bons exemplos de vida católica, que ela, se corresponder à graça, se converterá.