Cartas de Apoio

´Conhecereis a verdade...´ no site Montfort
PERGUNTA
Nome:
Fábio M. Mendes
Enviada em:
Local:
Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Religião:
Católica
Escolaridade:
Superior incompleto
Profissão:
Servidor Público

Querido Prof. Orlando Fedeli e pessoal da Montfort, é com imensa alegria em Cristo que lhes escrevo pela primeira vez - já desejo fazê-lo há muito tempo - e lhes externo a minha gratidão pelo imenso campo de informação e formação que nos oferecem.

Sempre fui católico. Em minha adolescência tive o "primeiro encontro" com o Senhor através das leituras do Evangelho, em meio às crises próprias da adolescência, e nestas leituras O encontrei. Passei pela "espiritualidade" da RCC e até atuei em um Grupo de Oração através da música. Mas com o tempo fui amadurecendo na fé - deixei de beber apenas leite e passei a tomar o alimento sólido - e hoje posso dizer que me sinto mais atraído pela Igreja em sua "forma" mais tradicional e em sua espiritualidade mais ortodoxa, aquela mesma que produziu muitos santos outrora e que hoje pouco vemos. Muito desse amadurecimento ocorreu de uns dois anos prá cá. E muito se deve às constantes leituras deste site e de suas publicações.

Comecei a compreender e descobrir um outro lado da Igreja. Também descobri lados que um pouco me entristeceram (por exemplo a decepção com a imagem q eu tinha do Concílio Vaticano II – eu o via como O Grande Concílio que “salvou” a Igreja). Vi o quanto é influenciado pelos protestantes-pentecostais as reuniões da RCC e as Missas-Show que vieram com a RCC. Alguns “santos” que eu admirava se mostraram de barro (Pe Marcelo, Jonas, Zezinho, etc). Alguns livros apaixonados e muito sentimentais que lera e que considerava muito bons se mostraram superficiais (alguns dos “santos” citados mais acima).

Enfim, lendo e lendo o site da Montfort aprendi a crer não só com o coração mas com a razão. No início até me escandalizei um pouco com as críticas e as polêmicas criadas pelo Sr. Professor Orlando, sobre coisas pouco ouvidas no interior da Igreja (ou nunca ouvidas!). Tb me choquei um pouco com seu estilo às vezes sarcástico, debochado e até agressivo... mas depois entendi que contra heresias que conduzem a alma ao inferno não se pode ser doce! Chibatadas servem pra educar (e às vezes abrandar certo orgulho prepotente e arrogante de alguns). Passei a admirá-lo e a ter este maravilho site como fonte de pesquisa e busca. Até algo que eu julgava como descartado senti que o Espírito Santo fez em mim após Ele me conduzir à leitura do site.

Eu tinha um forte encantamento com o rock. Desde minha adolescência este me seduzira. Tinha forte paixão pelo o estilo e julgava que ele não poderia influenciar minha fé. Sei que o rock tem origem má. Eu gostava muito do punk rock, grunge, pop e outros que não faziam referências diretas ao satanismo ou temas anti-cristãos. Mas, no fundo, tanto as letras como a música em si não acrescentavam em nada à minha fé. Traziam mais pertubação do que paz. Então depurei meu gosto musical por causa da Montfort. Algumas coisas ainda não consegui concordar plenamente (ou aceitar, visto que a natureza é rebelde), mas lanço-me confiantemente nas mãos do Senhor.
Muita coisa padeço em não conhecer, mas muito já aprendi. Hoje sou um católico mais consciente, mais questionador e apaixonado. Deixei de lado os “blábláblás”, as palmas exaltadas (e que pouco ou nada diziam), as repetições frenéticas de “Senhor, Senhor...”, a ignorância doutrinal e o fervor passageiro.

Sou muito grato a todos vocês da Montfort e principalmente ao Sr. Prof. Orlando Fedeli, pela sua fidelidade e amor sem limites à Igreja de Cristo.

Mantenho a esperança que o Sr. Prof. Orlando Fedeli se faça mais presente no Rio de Janeiro, nos enriquecendo com seus cursos e palestras. Aguardo com fé em oração.

Faço votos e rezo por vocês e todos os que, como vocês, lutam pela Igreja do Senhor, levados por aquele mesmo sentimento do Cristo “O zelo da tua casa me consome.” (Jo 2,17;Sl 68,10).

Pax et Bonum!

RESPOSTA

Muito prezado Fábio,
Salve Maria.

     Dou graças a Deus por aquilo que a graça de Deus fez em sua alma. Que Deus o conserve e faça progredir cada vez mais na Fé ena virtude.
     Alegro-me de ter cooperado algum tanto, de alguma forma com seu progresso. Mas tenha a cerrteza que quem atuou em sua alma foi a graça que se aproveita até das palavras de um pecador para nos converter.
     Peço-lhe que não se esqueça de tantos outros que lêem o site Montfort e que resistem aos ensinamentos que nele procuramos dar, repetindo o que a Igreja sempre ensinou em seus Catecismo, nas encíclicas papais e nos livros dos grandes santos. Reze para que muitos outros se convertam a voltem para a Igreja e para a prática dos mandamentos porque o milagre de uma conversão é obra apenas da graça de Deus e nunca de um homem ou de coisas humanas.
     Gostaria de conhecê-lo pessoalmente. E como vou com certa regularidade ao Rio para dar palestras, serme-ia prazeiroso e honroso ter a você entre meus ouvintes e alunos. Vou pedir que um amigo do Rio entre em contato com você e o convide para a próxima palestra minha. Por enquanto lhe deixo um abraço bem amigo in Corde Jesu, semper,